Estudo tem o objetivo de avaliar a imunogenicidade (eficácia) e a segurança da vacina em crianças de 6 a 35 meses
A A2Z Clinical, laboratório de Valinhos, está selecionando voluntários para a pesquisa em humanos da vacina tetravalente contra a gripe desenvolvida pelo Instituto do Butantan. O novo imunizante deve ampliar proteção da população contra a doença, já que a inclusão de mais uma cepa aumenta a efetividade do produto. Atualmente, a vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente.
O laboratório de Valinhos é um centro de pesquisa parceiro do Butantan, e vai cuidar do estudo da faixa etária menor de 3 anos. Cerca de 500 voluntários de toda a região serão selecionados na cidade. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.a2zclinical.com.br ou pelos telefones (19) 3829-6160 e (19) 99527-2721 (whatsapp). O teste foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Quem pode participar?
Crianças e bebês de 6 a 35 meses (2 anos e 11 meses) que tenham nascido com peso de nascimento maior ou igual a 2,5 kg estão aptas ao estudo. Não podem participar do ensaio clínico crianças com condições médicas crônicas, imunossuprimidos, com histórico de alergia às proteínas do ovo ou a qualquer um dos componentes da vacina, ou que tenha histórico de reação adversa a qualquer vacina de influenza. Para participar, a criança não pode ter se vacinado contra influenza nos últimos 6 meses, já que receberá a vacina no estudo.
Pesquisa
Durante a pesquisa, os pais terão que levar as crianças em duas ou em até três visitas programadas ao centro de pesquisa durante dois meses. Não há custo aos pais e os gastos para participar da pesquisa são reembolsados pelo centro de pesquisa. Durante o período do estudo, a criança participante é acompanhada pelos profissionais de saúde do estudo em qualquer ocorrência médica.