Clássico completa meio século e puxou enorme sucesso conquistado no Phisical Graffiti


Por Bruno Marques
Phisical Graffiti, o sexto álbum do Led Zeppelin, está completando 50 anos este ano. Lançado em 24 de fevereiro de 1975, o trabalho, que é duplo, traz um aclamado clássico do Rock.
🏜️ No deserto do Saara
Kashmir, que é a sexta faixa do álbum, encerra o lado dois do disco e tem créditos de autoria a Jimmy Page (guitarrista), Robert Plant e John Bonham (baterista). John Paul Jones Jones tocou mellotron, arranjou cordas e partes de metais.
Plant, o vocalista, a menciona como sua canção favorita, afirmando que esta seria “a canção definitiva do Led Zeppelin”. Ele escreveu a letra em 1973, quando se encontrava no deserto do Saara, em Marrocos. O primeiro título esboçado por Plant foi “Driving to Kashmir”.
🎸 Hard progressivo
Physical Graffiti demonstra a quase total adesão ao hard rock e ao progressivo, estilos esses que influenciaram todos os grandes grupos de rock pesado surgidos a partir de 69/70. A música foi uma das mais aclamadas no álbum, e foi tocada em todos os shows de 1975 em diante.
💲 Sucesso
O álbum foi um enorme sucesso de crítica e público. Vendeu mais de 8 milhões de cópias nos EUA, recebendo 16 certificações de platina e 2 no Reino Unido. Recebeu também disco de ouro na Alemanha, França e na Argentina.
Chegou ao todo das paradas nos EUA, Reino Unido e Canadá, ficando ainda no top 3 na Áustria, Austrália, França, Espanha e Nova Zelândia.