Lula deve lançar Programa “Voa Brasil” com passagens até R$ 200

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está planejando lançar o “Voa Brasil” no final de janeiro ou início de fevereiro, um programa do governo federal que visa oferecer passagens aéreas com preços acessíveis, limitadas a até R$ 200. Após uma reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira (9), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou que as negociações finais estão sendo conduzidas com as três maiores companhias aéreas brasileiras – Azul, Gol e Latam – para formalizar o lançamento.

A iniciativa, que promete tornar viagens de avião mais acessíveis para a população de menor renda, já havia sido anunciada no início do segundo semestre de 2023, durante a gestão de Márcio França no Ministério de Portos e Aeroportos. O Voa Brasil surge em um momento em que a classe média busca alternativas de transporte, como carro e ônibus, diante dos custos elevados das passagens aéreas.

Segundo Costa Filho, nesta fase inicial do programa, serão beneficiados 20 milhões de aposentados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e 600 mil estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni). Vale ressaltar que os pensionistas, inicialmente incluídos como beneficiários, foram excluídos do programa.

O ministro destaca que o Voa Brasil não contará com investimentos diretos do governo federal, sendo baseado no diálogo entre o governo e as companhias aéreas. Ele enfatiza que a expectativa é de que 2,5 milhões a 3 milhões de brasileiros se interessem e sejam beneficiados pelo programa, aproximadamente a população do Paraguai.

Para se cadastrar, os aposentados pelo INSS devem receber até dois salários mínimos e não ter viajado de avião nos últimos 12 meses. O mesmo critério é aplicado aos estudantes do ProUni. A quantidade de passagens disponibilizadas pelas companhias aéreas ainda não foi divulgada e será anunciada pelo presidente Lula no lançamento do programa.

Costa Filho destaca que o Voa Brasil é uma oportunidade para que os cidadãos possam visitar familiares, fazer turismo e permitir que os alunos do ProUni realizem cursos em outros estados. O programa é uma iniciativa para tornar as viagens de avião mais acessíveis e inclusivas.

Leia anterior

Nova renegociação de dívidas disponibilizará descontos de até 70% para dívida ativa

Leia a seguir

São Sebastião, padroeiro de Valinhos, será celebrado com festividades e devoção