Nesta segunda-feira (30/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou a passagem de um ano desde sua vitória eleitoral, em 30 de outubro do ano anterior, sobre o então presidente Jair Bolsonaro. O segundo turno da eleição foi caracterizado pela estreita margem entre os candidatos, tornando-se uma das disputas mais acirradas desde a redemocratização do país.
Lula, em suas redes sociais, comentou: “Há um ano, a democracia se manifestou nas urnas. Desde então, diversos programas sociais foram retomados, e medidas para reduzir o desmatamento e o desemprego foram implementadas. Como avalia o último ano?”, indagou, buscando a opinião de seus seguidores.
Antes da eleição, analistas salientavam que o cenário era imprevisível, dada a proximidade nas pesquisas entre os dois candidatos. Eles destacaram que, historicamente, nenhum presidente em exercício havia perdido uma reeleição, e que viradas entre o primeiro e o segundo turno eram raras.
Ao final da contagem, a diferença se consolidou com Lula obtendo 59,90% dos votos, enquanto Bolsonaro obteve 49,10%, uma diferença de pouco mais de 2 milhões de votos.