

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista à rádio Itatiaia nesta sexta-feira (29), que sua candidatura à reeleição em 2026 dependerá de suas condições de saúde física e mental. “Eu, para ser candidato à reeleição, tenho que estar 100% com saúde. Tenho que estar com minha cabeça muito boa, fisicamente bem. Se eu tiver como estou agora, não terei dúvida que serei candidato”, disse o chefe do Executivo.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de o PT ter outro nome caso ele não concorra, Lula ressaltou que opções não faltam. “Senão, vão dizer que o Lula está lançando alguém. Têm vários nomes dentro e fora do PT. O que não vai faltar são nomes. Agora, o que precisamos ter certeza é que será uma eleição difícil e que não podemos perder. Se eu for candidato, pode ter certeza que é para ganhar as eleições”, declarou.
Sem citar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula afirmou que não há condições de devolver o país “ao fascismo que o governo nos últimos anos” representou.