Espaço fica no supermercado Dalben em Valinhos, direcionado para todas as crianças, de todas as idades, mas também atende adultos
Por Gabriel Previtale
Juliana Andrade Viel, uma contadora e empreendedora de 36 anos moradora do Jardim Pinheiros, encontrou uma nova missão em sua vida ao abrir um salão de beleza especializado em crianças, com atendimento especial para crianças de espectro autista, o Club Hair Kids (@clubhairkidsvalinhos). A ideia surgiu a partir de uma experiência pessoal e desafiadora. “Meu filho Theo, hoje com 4 anos, corta o cabelo numa boa, mas tivemos muitas dificuldades quando ele era menor. Passamos por experiências ruins e até traumáticas até ele se acostumar com o ambiente de salão e com o corte de cabelo”, conta Juliana.
Há pouco mais de um ano, Theo (filho de Juliana) foi diagnosticado com autismo. “Percebi que, embora existam lugares que atendem o público infantil, eles tratam todas as crianças da mesma forma, focando na quantidade e duração dos cortes. Com mais estudo sobre o espectro autista, percebi que o formato adotado por todos os salões não atendia bem o público infantil, especialmente os menores ou crianças com TEA.”, explica a empreendedora.
Estabelecimento oferece diversos serviços, incluindo cortes, penteados, maquiagem, esmaltação de unhas, coloração temporária e permanente, hidratação e purificação dos fios, todos com produtos profissionais específicos para uso infantil. “Antes e depois do atendimento, nossos profissionais brincam com as crianças, tornando o ambiente acolhedor e divertido.”
O salão, localizado no supermercado Dalben na Av. Invernada, 2.619, é para todas as crianças, de todas as idades, e também atende adultos. “Nosso cliente mais jovem até agora tinha 5 meses”, destaca Juliana. O contato para agendamentos pode ser feito pelo WhatsApp (19) 99579-8219.
O espaço de Juliana oferece um atendimento diferenciado e inclusivo. “Usamos equipamentos mais silenciosos, como secadores e máquinas que evitam desconforto. Nosso atendimento é segmentado por idade e particularidade de cada criança. Para crianças de 0 a 3 anos, o corte pode durar até uma hora. Para crianças com TEA ou sensibilidade, destinamos 1h30min, enquanto os demais cortes são de 30 minutos. O preço do corte é o mesmo para todos, nossa forma de ser um salão verdadeiramente inclusivo.”
Atualmente, o salão opera com duas cabeleireiras, um barbeiro e uma recepcionista/gerente. Juliana destaca experiências marcantes com crianças autistas, como o caso de Enzo, um autista nível 3 de suporte. “Ele chegou querendo ir embora, mas, aos poucos, se acalmou com brinquedos e desenhos na TV. Conseguimos cortar seu cabelo de maneira gradual, e ele até deu um abraço na cabeleireira no final.” Outro exemplo é Isaque, também autista nível 3 de suporte. “Sua mãe relatou que ele só cortava o cabelo em casa ou durante terapias. No salão, conseguimos cortar seu cabelo enquanto ele brincava no painel sensorial, praticamente sem ele perceber. Foi uma vitória!”
Juliana tem uma missão clara para seu empreendimento em Valinhos. “Quero proporcionar um atendimento sem traumas, acolhedor e respeitoso. Quero ser o espaço que precisei e não encontrei quando o Theo era menor. No futuro, desejo disseminar esse método de atendimento para que o maior número de salões infantis atenda da mesma forma seus pequenos”.