Aposentada recebeu título de cidadã honorária de Valinhos, em 2015
A professora aposentada, Maria José Mayr, 92 anos, que é mãe de três filhos (Denise, Letícia e Pedro) é a entrevistada do Jornal Terceira Visão nesta edição especial, que marca o Dia das Mães, neste domingo, dia 14. Afinal, ela é considerada como a “segunda mãe” de vários valinhenses, após ter lecionado por cerca de 30 anos na cidade, sendo por 24 anos na EE (Escola Estadual) Professor Antônio Alves Aranha, e por alguns anos na escola rural da Fazenda Espírito Santo.
A entrevistada, que é nascida em Santa Bárbara D´Oeste, mas foi homenageada com o título de cidadã honorária de Valinhos, recebeu a equipe de reportagem do JTV nesta terça-feira, dia 9. A honraria foi concedida em 2015, por iniciativa do então vereador Rodrigo Fagnani Popó. Muito simpática, lúcida e com apoio de sua cuidadora, Vanilda Venuti, Maria José respondeu algumas perguntas do JTV e falou da sua trajetória como mãe e professora na cidade.
Benção de deus
Sobre o que representa ser mãe e avô, Maria José respondeu: “Para mim é uma benção de Deus ter tidos meus filhos, assim como meus netos e bisnetos. É um sentimento quase que inexplicável o amor de mãe. Eu amo muito eles, são todos muito especiais”, a idosa que tem sete netos, três bisnetos e o quarto que está a caminho.
Segunda mãe
Questionada sobre a atuação como professora, a aposentada frisou que de fato era uma “segunda mãe” para seus alunos valinhenses. “Eu amava muito lecionar e transmitir esse amor em sala de aula. Os estudantes da minha época sempre foram ótimos comigo, nunca tive problemas”, ressaltou.
O amor por Valinhos
Sobre sua relação com a cidade de Valinhos, Maria José destacou que foi emocionante receber o título de cidadã honorária. Ela relatou: “Me orgulho de morar no município e ter sido oficialmente conclamada como valinhense! Mudei para Valinhos, em 1959, após me casar com meu esposo Waldomiro Mayr (in memoria). Posso dizer que vivi grande parte da minha vida nesta terra. Sou muito feliz por meus filhos terem nascido aqui. Viver em Valinhos é ótimo e confesso que nunca pensei em ir embora para outro lugar. Afinal, aqui fui acolhida, formei minha família e tenho muitos amigos”.
Vida atual
A professora aposentada contou que atualmente tem uma vida tranquila. Ela comentou que entre seus passatempos e hobbies estão, fazer palavras cruzadas, ler jornais, sendo de ponta a ponta, assim como muitos livros. Maria José destacou ainda, que desde pequena sempre foi incentivada a ler, principalmente por seu pai, Pedro Pedroso. “Me recordo que depois que fui alfabetizada costumava ganhar várias revistas infantis”.
Hoje Maria José reside em sua casa, localizada na área central de Valinhos, com seus familiares. Assistida pela cuidadora Vanilda para atividades da rotina diária, a professora aposentada contou que seu cotidiano é repleto de risadas, lembranças do passado, conversas, além de jogos de baralho e passeios.
Muito comunicativa, Maria José afirmou ainda ao JTV que gosta muito de se reunir com as pessoas, de um bom bate-papo e de contemplar a natureza. Na parte final da entrevista, a professora demonstrou gratidão por suas vivências ao longo de seus 92 anos. Ela disse: “A vida inteira eu gostei da minha vida. Amo a vida que levo! Amei ter casado, ter tido filhos e um monte de amigos! Geralmente com todos que chegam perto de mim eu já faço amizade. Nunca tive decepções com amigos e família. E sinto saudades de todos aqueles que estiveram na minha trajetória, desde o tempo de escola! A minha vida vale ouro!”.