Dona Morte impacta motoristas em ação do Maio Amarelo no centro de Valinhos

Uma personagem inusitada tomou conta dos principais cruzamentos do centro de Valinhos no último sábado (24): a Dona Morte. A figura, encarnada por Leandro Jorgino — coordenador do grupo de Escoteiros Azimute e vice-presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Valinhos — circulou entre os carros vestida de vermelho, com capuz cobrindo o rosto, segurando uma foice e proferindo frases provocativas como: “Tire o cinto de segurança”, “Digite mensagens de texto no celular” e “Vamos no bar beber uma cerveja”.

A performance fez parte de uma ação educativa do Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre segurança no trânsito, promovida em Valinhos pela Secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com os Escoteiros Azimute e os Bombeiros Voluntários.

Apesar do tom bem-humorado e provocativo da ação, a mensagem era clara: comportamentos inseguros ao volante são convites à morte. “Essas mensagens contrárias que eu falo durante as abordagens despertam a consciência de que estas condutas são perigosas e podem provocar acidentes. O entretenimento ajuda a levar adiante mensagens sérias e importantes”, explicou Leandro Jorgino.

Durante a ação, as reações foram diversas. Alguns motoristas riram e aplaudiram a iniciativa; outros, especialmente aqueles pegos em flagrante, reagiram com irritação. Um senhor, por exemplo, que estava com o veículo sobre a faixa de pedestres e sem cinto de segurança, chamou a Dona Morte de “palhaço” — mas logo em seguida recuou o carro e colocou o cinto. Já uma jovem, ao ouvir a personagem dizer que “adora fratura exposta”, tirou os pés do painel e se ajeitou corretamente no banco do passageiro.

Para o secretário de Mobilidade Urbana, João Gaido, ações como essa são fundamentais: “Mesmo diante de uma ação que alerta sobre os riscos da imprudência, flagramos pessoas desrespeitando as regras. Isso mostra que ainda há muito a ser feito no convencimento de que leis de trânsito são um assunto muito sério”, destacou.

Além da atuação da Dona Morte, os escoteiros entregaram panfletos educativos, acompanhados pelos agentes da mobilidade. A ação integra uma série de atividades promovidas durante o mês de maio para reforçar a importância da prevenção e do respeito às normas de trânsito.

Leia anterior

Valinhos realiza 1º Fórum Mães Atípicas e inicia rede de apoio humanizada para famílias com filhos neurodivergentes

Leia a seguir

Motoristas de Valinhos agora podem pagar multas com desconto pelo app da Carteira Digital de Trânsito