A região da Serra dos Cocais, em Valinhos, enfrentou mais um final de semana marcado por incêndios. A situação, que já dura aproximadamente oito dias, devastou mais de 3 milhões de metros quadrados de vegetação, deixando um rastro de destruição.
A área, de difícil acesso, tem desafiado as equipes de resgate. Ao menos dois focos de incêndio ainda persistem, com troncos queimando lentamente em locais que já foram consumidos pelas chamas. Segundo a Defesa Civil de Valinhos, para chegar a esses focos, as equipes levam cerca de uma hora, enfrentando o terreno complicado. Além disso, a pouca quantidade de água disponível não tem sido suficiente para apagar os troncos em combustão.
Na última quinta e sexta-feira, com a ajuda de brigadistas voluntários, o fogo foi controlado, mas não extinto completamente. A fumaça que se espalha pela cidade continua sendo motivo de preocupação para os moradores.
A Defesa Civil alerta que novos focos podem surgir, já que alguns troncos próximos ainda não foram atingidos pelas chamas.
Foto: Bryan Gouveia/Arquivo pessoal