Valinhos é contemplada com cinco vagas do programa Mais Médicos

Na cidade, uma das vagas já foi preenchida. Desde o segundo semestre, uma médica integra a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Marcos

O programa Mais Médicos, iniciativa do Governo Federal, destinou cinco vagas para Valinhos, pela primeira vez, com o objetivo de ampliar o atendimento na rede municipal de saúde. A iniciativa leva profissionais para atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), reforçando o atendimento de consultas, acompanhamento de gestantes e crianças, vacinação e ações de prevenção. Em 2023, o programa foi retomado e ampliado, chegando a cerca de 30 mil médicos em atividade em todo o país.

Em Valinhos, uma das vagas já foi preenchida. Desde o segundo semestre, uma médica integra a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Marcos, dentro da Estratégia Saúde da Família (ESF).

A chegada dos profissionais ao município contou com o apoio do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, médico infectologista formado pela USP e doutor em Saúde Pública pela Unicamp. Padilha foi ministro da Saúde entre 2011 e 2014, período em que implantou programas como o Mais Médicos e inaugurou diversas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) pelo país — incluindo a de Valinhos. Atualmente, voltou a comandar o Ministério da Saúde no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para quem não sabe, a primeira vaga foi para as equipes da ESF, que são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo consultas médicas, acompanhamento de gestantes e crianças, além de ações de prevenção e promoção da saúde.

Leia anterior

Corretora de imóveis é detida suspeita de furtar água no bairro Country Club

Leia a seguir

Aprovado programa para incentivar contratação de mulheres em situação de vulnerabilidade