Psicóloga de Valinhos, Mariana Verucci, alerta para a importância da saúde mental na infância e adolescência

Segundo a especialista, temas como regulação emocional e construção da identidade na adolescência são essenciais para compreender o desenvolvimento humano
A psicóloga, neuropsicóloga e psicomotricista Mariana Chaguri Verucci, moradora de Valinhos, ministrou nesta semana uma palestra na Paróquia São Sebastião sobre saúde mental na infância e adolescência, tema que vem ganhando cada vez mais relevância diante dos desafios emocionais e comportamentais vividos por crianças e jovens.
Graduada em Psicologia pela PUC-Campinas e com atuação clínica desde 2007, Mariana faz parte da equipe da Clini Bambini, clínica voltada ao desenvolvimento, bem-estar e saúde mental infantil. Durante a palestra, ela abordou as mudanças emocionais, cognitivas e comportamentais que ocorrem nas diferentes fases do crescimento e que influenciam a forma como crianças e adolescentes se relacionam consigo mesmos e com os outros.
Segundo a especialista, temas como regulação emocional, construção da identidade na adolescência e habilidades sociais são essenciais para compreender o desenvolvimento humano. “A família é o primeiro espaço de vínculo e interação. É nela que aprendemos a nos relacionar e a lidar com as emoções. Já a escola e o convívio social exercem papel fundamental ao estimular aspectos físicos, cognitivos e emocionais”, explicou.
Mariana ressaltou que ambientes acolhedores favorecem o desenvolvimento saudável, enquanto contextos marcados por estresse, desatenção ou conflito podem gerar entraves emocionais. Ela orienta os pais a ficarem atentos a mudanças de comportamento, como isolamento, tristeza persistente, agressividade, alterações no sono, apetite ou desempenho escolar.
A psicóloga também destacou a importância de não confundir sintomas emocionais com ‘birra’ ou ‘rebeldia’. “Muitas vezes, comportamentos mais irritadiços, intensos ou agressivos revelam desconfortos emocionais profundos. É preciso olhar com empatia e buscar compreender o que está por trás das atitudes”, explicou.
Para Mariana, pais e responsáveis têm papel essencial na construção de um ambiente emocionalmente saudável. Ao final da palestra, Mariana destacou que cuidar da saúde mental desde cedo é um ato de amor e prevenção.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Valinhos e Vinhedo estarão na 1ª edição das Copas Regionais do Circuito das Frutas

Leia a seguir

Mais de 9 mil valinhenses dizem não ter religião, segundo IBGE