Aos 19 anos, Matheus Cartolari Zaccarias é músico na Inglaterra. Ele relatou que suas primeiras lembranças eram relacionadas com a música. “Desde muito pequeno eu já vivia cantando, levava minhas guitarras de brinquedo pra todo lado, e tentava imitar as danças do Michael Jackson. Quando me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse, a resposta foi “quero ser músico” desde sempre”, comentou.
Com quase 3 anos ganhou seu primeiro violão e, aos 4, começou a ter aulas com o professor Hamilton (JackRockBlues), desenvolvendo habilidades também em bateria, baixo e guitarra. Mais tarde, estudou com André Lovato e, aos 12 anos, ingressou na EM&T School of Rock, em São Paulo, onde integrou a House Band da escola e participou de apresentações importantes até 2021.


A mudança de Vinhedo para a Inglaterra com os seus pais, em 2022, marcou uma nova fase em sua trajetória. Durante o processo de adaptação, Matheus ampliou sua formação musical, passou a criar composições próprias e conquistou uma bolsa de estudos no Royal College of Music Junior. Ao mesmo tempo, decidiu seguir o caminho acadêmico, buscando formação universitária em música e recebendo ofertas de instituições britânicas, além de bolsas relacionadas à participação em coral.
A experiência internacional trouxe desafios ligados à adaptação cultural, idioma e independência, mas também ampliou sua visão sobre música e educação. Vivendo em um ambiente que valoriza a formação artística, Matheus encontrou novas oportunidades para desenvolver seu talento e construir seu futuro na música.
Ao olhar para a própria trajetória, Matheus destaca que oportunidades existem, mas exigem iniciativa, pesquisa e persistência. Para ele, jovens que desejam seguir carreira artística ou estudar fora precisam buscar informações, usando a internet ao seu favor para conquistar oportunidades. Ele conclui dizendo: “Coloquem seus sonhos nas mãos de Deus, pois ele quem tem me permitido realizar os meus sonhos.”