

Aos 8 anos, Melissa Akemi Tajima já mostra que tem talento e paixão de sobra para brilhar nas piscinas. Moradora de Valinhos, a pequena nadadora começou sua jornada aquática ainda bebê, aos 8 meses de idade, e nunca mais quis sair da água.
“Adorava desde pequena”, conta Melissa. Sua primeira professora, Andreia Pontes, teve um papel marcante em seus primeiros aprendizados. “Ela já me ensinava a pular da plataforma e a bater bem forte os pés para nadar e mergulhar”, lembra com carinho. Ainda antes dos dois anos, Melissa já participava de competições.
Durante a pandemia, precisou se afastar temporariamente das aulas, mas manteve o hábito de ir à piscina e exercitar seu fôlego por conta própria. O retorno oficial à natação veio perto dos 7 anos, quando entrou para a escolinha da Prefeitura de Valinhos. Foi lá que conheceu o técnico André Provasi, que logo percebeu seu espírito competitivo e a convidou para o time de treinamento.
“Mesmo não sabendo nadar bem ainda, ele me chamou porque viu meu potencial. Eu adorei a oportunidade, mas também fiquei com frio na barriga”, conta Melissa, mostrando sua coragem para enfrentar desafios.


Hoje, Melissa treina três vezes por semana – às terças, quintas e sextas – e já conquistou quatro medalhas em competições: duas de prata e duas de bronze. Suas especialidades são o nado costas e o borboleta, mas o estilo costas é o seu preferido.
Entre os desafios, ela destaca as viradas, especialmente nas provas de 50 metros, já que as piscinas têm 25 metros e exigem técnica para a manobra. “Estou treinando para melhorar”, afirma determinada.
Seus objetivos são ambiciosos: quer melhorar seus tempos para estar entre as três melhores da sua categoria ainda este ano. Mas o sonho maior vai além. “Quero ir para as Olimpíadas e ser uma nadadora profissional”, declara com brilho nos olhos.
Melissa também deixa um conselho para outras crianças: “Que comecem logo porque é divertido! A natação é um esporte maravilhoso e todos deveriam fazer para não se afogar”.
Ao final, ela faz questão de agradecer: “Gostaria muito de agradecer ao meu técnico André pela oportunidade de representar a cidade de Valinhos e por sempre me incentivar me treinando bem para eu dar o meu melhor”.