O Brasil registrou estabilidade em suas pontuações nas áreas de matemática, leitura e ciências, conforme os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) divulgados recentemente pela OCDE. Embora o país tenha mantido uma média semelhante aos resultados de 2018, menos de 50% dos alunos atingiram o nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências.

No ano de 2022, as pontuações foram de 379 em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências. Comparando com 2018, as pontuações foram, respectivamente, 384, 413 e 404. O relatório aponta que os resultados do Pisa permaneceram notavelmente estáveis ao longo do tempo.
O Brasil continua abaixo da média dos países da OCDE nas três disciplinas, registrando 472 pontos em matemática, 476 em leitura e 485 em ciências. A classificação internacional mostra o país no 64º lugar em matemática, 53º em leitura e 61º em ciências, atrás de outros países latino-americanos, como Chile, Uruguai, México e Costa Rica.
No âmbito da matemática, 27% dos estudantes brasileiros alcançaram o nível 2 de proficiência, considerado o patamar mínimo, enquanto apenas 1% atingiu os níveis 5 ou 6, os mais elevados. Em leitura, metade dos estudantes ficou no nível 2 ou acima, e em ciências, cerca de 45% chegaram ao nível 2.
O cenário global também reflete uma queda nas médias dos países da OCDE em leitura e matemática desde 2018, embora a média em ciências tenha permanecido estável. O relatório ressalta que a pandemia de covid-19 pode ter impactado o desempenho, mas não é a única causa, indicando que questões de longo prazo nos sistemas educativos também contribuem para a queda no desempenho.