

Neste domingo (21), data em que o Brasil celebra o Dia da Árvore, Valinhos reforça seu compromisso com a preservação ambiental e a qualidade de vida da população com o lançamento da Microfloresta Vale dos Ipês, que prevê o plantio de 700 mudas de diferentes espécies na alça do Viaduto Laudo Natel. A ação integra o projeto de microflorestas urbanas, iniciado pela Prefeitura em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
Durante o evento, o prefeito Franklin Duarte de Lima assinará o termo de adesão ao Programa Arborização + Segura, da CPFL Paulista, que busca revitalizar gradativamente a arborização urbana, garantindo convivência harmoniosa com redes elétricas, de água e esgoto, calçamentos e iluminação, além de substituir árvores que representem risco à população. Em Valinhos, o convênio, válido por três anos, prevê a substituição de pelo menos 300 árvores localizadas sob a fiação elétrica, com plantio compensatório de mudas doadas pela concessionária, execução de laudos técnicos, sinalização, manejo e implantação do “Espaço-Árvore” nas calçadas.
O evento contará com plantio simbólico de mudas nativas e terá início às 9h, com a presença do prefeito, autoridades municipais e representantes da CPFL Paulista. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Lucas Fumacinha, o programa garante que apenas árvores que realmente ofereçam risco sejam substituídas, com placas de identificação das mudas plantadas.
O projeto de Microfloresta Urbana promove a recuperação ambiental e a conexão ecológica da cidade, com árvores organizadas em diferentes estágios de crescimento — pioneiras, secundárias e clímax — simulando a dinâmica de uma floresta natural. A iniciativa fortalece a arborização, atrai fauna local, como aves, e integra o Programa Reconecta da RMC, incentivando a criação de corredores ecológicos para conservação da Mata Atlântica.
A primeira microfloresta de Valinhos, lançada em junho, contou com 650 mudas de mais de 20 espécies, incluindo Canelinha, Cedro Rosa e Ingá do Brejo. Com a segunda microfloresta, cerca de 700 mudas serão plantadas, incluindo 50 ipês-amarelos doados pela CPFL Paulista. O secretário do Verde e Agricultura, André Luis dos Reis, destaca que as microflorestas contribuem para arborização, biodiversidade, redução de temperatura e melhoria da qualidade do ar, tornando a cidade mais verde, saudável e acolhedora.
SERVIÇO
Lançamento da Microfloresta Vale dos Ipês e Adesão ao Programa Arborização + Segura
Data: domingo, 21 de setembro
Horário: 9h
Local: alça de acesso do Viaduto Laudo Natel, sentido centro