Pacientes são chamados pela Regulação e realizam os exames necessários, além de passar com o médico anestesista para determinar o risco cirúrgico
Para atender as demandas de pacientes que estavam aguardando as cirurgias eletivas em Valinhos, que foram paralisadas durante a pandemia. Cerca de 1.100 pacientes foram encaminhados para realização dos procedimentos nos últimos 60 dias.
Através do Mutirão do Estado, a Prefeitura direcionou 250 pacientes para a Santa Casa de Valinhos, sendo que 45 já realizaram a cirurgia e o restante será feita nos próximos dias. Outros pacientes da cidade também são encaminhados pelo Sistema Cross do Governo Estadual.
Em julho foram 310 pacientes, em agosto 466 e, no início de setembro mais de 147 foram direcionados para o mutirão de cirurgias de vesícula do Governo do Estado. Foram disponibilizados 1.200 vagas para toda a região de Campinas, portanto 11,41% do total é de Valinhos.
A demanda para procedimentos de vesícula no município é de cerca de 200 pessoas.
Em relação ao Mutirão do Estado, inicialmente, foram encaminhados 50 pacientes para a Santa Casa, dos quais 45 já passaram por cirurgia, sendo 25 urológicas e 20 cirurgias gerais. Os 200 encaminhamentos feitos para realização dos procedimentos em setembro são 50 cirurgias urológicas, 50 gerais, 50 de ortopedia e 50 de ginecologia e obstetrícia. Os pacientes são encaminhados conforme disponibilidade da Santa Casa.
De acordo com a Secretaria da Saúde, há um processo extremamente complexo para o chamamento dos pacientes que aguardam, seguindo um fluxograma interno de atendimento. Primeiramente, os pacientes são chamados pela Regulação e realizam os exames pré-operatórios (em alguns casos que se tenha avaliação de outros especialistas como cardiologista, pneumologista, etc) e todos obrigatoriamente passam pelo médico anestesista para a avaliação pré-anestésica que determina o risco cirúrgico. Somente após todos esses procedimentos preliminares, os pacientes são encaminhados para o hospital, que faz o agendamento da cirurgia conforme agenda interna.