
O ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Carsten Schneider, elogiou o Brasil e afirmou que o país é “maravilhoso”, destacando a hospitalidade dos brasileiros durante a COP, realizada em Belém. A declaração foi publicada na segunda-feira (17/11), no mesmo dia em que ganharam repercussão as falas depreciativas do chanceler alemão, Friedrich Merz, sobre sua passagem pelo país.
Durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio, em 13 de novembro, Merz afirmou que jornalistas presentes na COP30 ficaram felizes em deixar Belém, gerando críticas no Brasil e também na comunidade internacional. Segundo ele, nenhum dos profissionais demonstrou interesse em permanecer na cidade após o evento.
Em resposta ao clima de tensão, Carsten Schneider publicou em seu Instagram uma foto pescando na Amazônia e reforçou sua admiração pelo país. Na legenda, escreveu que o Brasil é “maravilhoso”, elogiou o povo acolhedor e lamentou não poder permanecer mais tempo após a COP, mencionando inclusive ideias de voltar para atividades de lazer, como pescar com amigos amazônidas.
A postura conciliadora do ministro foi destacada pela imprensa alemã, que classificou sua manifestação como uma tentativa de “acalmar os ânimos” após as críticas de Merz.