A empresa é pioneira na produção e comercialização de medicamentos biológicos e biossimilares que são fundamentais na hematologia, imunologia e oncologia
Nesta quinta-feira, dia 12, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, cumpriu agenda nas cidades de Valinhos e Hortolândia. Em Valinhos, o ministro visitou a fábrica da Bionovis – Companhia Brasileira de Biotecnologia Farmacêutica. A unidade industrial, instalada próxima ao portal de Valinhos, atua com pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de biofármacos de alta complexidade fornecidos para o SUS, para tratamentos de cânceres e doenças autoimunes.
Na oportunidade da visita, o ministro cedeu entrevista ao Jornal Terceira Visão, destacando o papel econômico de Valinhos e da região para projetos impulsionados pelas ações do governo federal. “É uma grande região de desenvolvimento tecnológico, produção de alta tecnologia, geração de empregos, renda e conhecimento. E a Bionovis é uma experiência inovadora no Brasil, foi fruto da coragem, do empreendimento de empresários de grandes empresas nacionais da área farmacêutica, junto com a decisão do governo de apoiar a associação dessas empresas para que o Brasil entrasse no pódio da produção de medicamentos de mais alta vanguarda tecnológica, que são chamados biológicos”.
A empresa, que conta com mais de 12 anos de vida, utiliza tecnologia de ponta nos processos produtivos e possui em seu DNA a busca por inovações científicas e medicamentos revolucionários. A infraestrutura da empresa chamou a atenção do ministro na oportunidade da visita. “Eu fiquei muito impressionado pelo tamanho da estrutura, todas as etapas no desenvolvimento de um medicamento biológico eles incorporaram aqui. Na época a proposta de incorporação era desde o começo do desenvolvimento do produto até uma etapa final de envase. Eles avançaram nisso, ou seja, ampliaram o projeto original”. Todas as etapas para a produção de um produto moderno, para o tratamento do câncer, artrite reumatoide, entre outras doenças autoimunes; podem ser realizadas integralmente na planta industrial da Bionovis, em Valinhos.
A Bionovis é fruto de uma importante política de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) para a transferência de tecnologia e produção de insumos farmacêuticos 100% nacionais. De acordo com o ministro, a empresa hoje se constitui como o “maior polo produtor de biológicos, não apenas do Brasil, mas da América Latina, como um todo. Começamos na época com um esforço para desenvolver dois, três produtos, hoje já tem sete produtos nessa parceria com o Ministério da Saúde. E agora estão se preparando para dar mais um salto, de poder ter parceria para mais oito produtos, vão apresentar isso para o Ministério da Saúde”.
De acordo com o ministro Padilha, Valinhos conta com uma empresa como a Bionovis graças à Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), instrumento do Governo Federal que visa ampliar o acesso a medicamentos e produtos para a saúde, além de fornecer o Complexo Econômico-Industrial do país. “A Parceria para o Desenvolvimento Produtivo é você aproveitar ao máximo o fato do Brasil ser um país no qual a saúde é um direito de todos. Então a assistência farmacêutica é obrigação do Estado; garantir os medicamentos para a população através do SUS. Isso gera um mercado de compra de medicamentos de mais de 200 milhões de brasileiros. Isso é único no mundo. E essa combinação da força do SUS, do SUS poder fazer uma encomenda de um volume grande de medicamentos é o que viabiliza um programa como esse”.
O vice-presidente executivo da Bionovis, Thiago Mares Guia, destaca que “esses medicamentos são utilizados sobretudo para o tratamento de diversos tipos de câncer e também de doenças autoimunes, como artrite reumatoide, doenças inflamatórias intestinais, psoríase, enfim, são doenças geralmente crônicas e ao mesmo tempo de alto impacto econômico e social. Os pacientes se beneficiam enormemente desses tratamentos, porque são medicamento que trazem uma eficácia muito grande e mudam a história dessas doenças”.
A Bionovis é pioneira na produção e comercialização de medicamentos biológicos e biossimilares que são fundamentais para o tratamento de diversos tipos de câncer e doenças autoimunes, ao proporcionar tratamentos inovadores e mais acessíveis para esses pacientes. A Bionovis também atua no campo da imunologia, oferecendo soluções que ajudam a proporcionar maior controle das doenças autoimunes; e na oncologia, com medicamentos que visam expandir o acesso a tratamentos mais eficazes, auxiliando no combate ao câncer por meio de alternativas mais acessíveis e maior gama de opções terapêuticas, que visam mais qualidade de vida para os pacientes.