A participação é livre para quem quiser comparecer e será direcionada para moradores dos bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Valinhos vão realizar no próximo dia 14, sábado, às 8 horas, no Camping Macuco, um treinamento teórico e prático de como evitar incêndios, visando a Operação Estiagem. A participação é livre para quem quiser comparecer e será direcionada para moradores dos bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, o treinamento visa ampliar os conhecimentos da população em geral sobre prevenção a incêndios e acidentes com fogo dentro do período de seca. “Como o ano passado tivemos muitas ocorrências de incêndio na região, queremos este ano nos antecipar na prevenção, capacitando as pessoas ao máximo para propagar os conhecimentos sobre defesa civil”, explicou.
Conforme a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, os meses de abril e maio, para todos os municípios paulistas, é o período da Fase Amarela da Operação Estiagem, que requer foco nas ações preventivas e de preparação para enfrentar os incêndios florestais. Durante este bimestre, as atividades de treinamento, capacitação, elaboração e revisão de planos preventivos e de contingência ganham prioridade.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros já realizaram palestras nas escolas das regiões agrícolas e florestais para tornar os estudantes ʹagentes mirinsʼ do órgão, como forma de também serem multiplicadores de boas práticas ambientais junto com seus familiares e amigos. “Agora, por meio dos alunos, queremos que seus pais e amigos participem desse treinamento do próximo dia 14”, afirmou o diretor de Defesa Civil, Marcos de Paula.
Durante o mês de março, estudantes das EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) Dona Carolina de Oliveira Sigrist (Capivari), Ruriko Morita (Reforma Agrária) e Tomoharu Kimbara (Macuco) ganharam cartilhas e participaram de orientações dos agentes acerca dos perigos do fogo.
Junho: fase vermelha
Todo esse trabalho de ações preventivas tem foco para a Fase Vermelha da Operação Estiagem, que começa em junho e vai até outubro. As ações de combate ao fogo e de fiscalização repressiva são priorizadas e as estratégias de comunicação e campanhas preventivas ganham reforço, conforme a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente.