Espaço público sofre ação de vândalos e está sendo utilizado para consumo e tráfico de drogas
Vários moradores do bairro São Jorge reclamaram através do WhatsApp da redação do Jornal Terceira Visão, sobre o abandono da Praça Aurélio Olivio, em Valinhos.
A equipe de reportagem esteve no local e ouviu moradores do entorno da praça e constatou a precária situação daquele espaço público, que atualmente tem sido utilizado para consumo e tráfico de drogas.
Um morador que não se identificou e pediu para que não fosse gravado áudio e vídeo, com medo de represálias, destacou que o mato estava alto, mas que recentemente a prefeitura fez a capina, porém está servindo apenas para a prática de tráfico de drogas. “A situação é preocupante, pois o consumo de drogas acontece mesmo com a presença de crianças que frequentam a praça para brincar”, ressaltou.
“A presença de usuários de drogas é constante na praça, e muitos deles têm comportamentos agressivos e ameaçadores. No último domingo, um grupo de usuários se desentendeu e um rapaz foi agredido com uma barra de ferro por outro homem”, afirmou indignada, Maria Aparecida.
“O tráfico de drogas acontece de forma bastante evidente, com pessoas comercializando e consumindo drogas em plena luz do dia. Essa facilidade para o crime acontece, é por não haver uma ronda ostensiva de viaturas policias. Precisamos da atenção do poder público aqui”, afirmou seu Toninho
“A falta de segurança no local tem gerado preocupação. A iluminação precária, o mato alto e a total falta de policiamento contribuem para que o local se torne ainda mais vulnerável a ações criminosas”, complementou Luiza.
“O que ajudaria a conter a frequência desses usuários seria a retirada dos bancos, pois só são usados pelos criminosos, seja para disfarçar, consumir ou mesmo esconder as drogas”, disse Eliana.
“É fundamental que a prefeitura tome medidas urgentes para garantir a segurança dos moradores, como maior presença policial, bem como a instalação de câmeras de segurança e iluminação adequada. A situação atual é inaceitável e deve ser tratada como prioridade pelas autoridades competentes”, ratificou seu Toninho.
Briga
Uma briga entre familiares acabou com um homem sendo detido pela Guarda Civil Municipal (GCM) na noite da última segunda-feira (24). O desentendimento aconteceu após um rapaz, de 34 anos, ter ateado fogo na garagem por não ter conseguido R$ 50 que ele queria. Sua tia foi reprimir o sobrinho e ele lhe deu três socos no rosto. O namorado da tia também foi agredido com uma paulada na cabeça. Todas as partes foram encaminhadas ao UPA para avaliação médica.