Homem morre após andar em montanha-russa no Epic Universe, em Orlando

Um homem de aproximadamente 30 anos morreu na última quarta-feira (17) depois de andar na montanha-russa Stardust Racers, no Epic Universe, novo parque temático da Universal Orlando Resort, inaugurado em maio deste ano. Segundo o Escritório do Xerife do Condado de Orange, a vítima foi encontrada inconsciente logo após sair da atração e chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu.

Em nota, a Universal afirmou estar “arrasada com o trágico evento” e prestou condolências à família do visitante. A empresa declarou ainda que colabora integralmente com a investigação conduzida pelas autoridades locais. A atração permanece fechada até que as apurações sejam concluídas.

Descrita pelo parque como uma “montanha-russa de lançamento duplo e de tirar o fôlego”, a Stardust Racers pode atingir velocidades de até 100 km/h. Apesar do alto padrão de segurança divulgado pela Universal, este não é o primeiro incidente registrado no Epic Universe desde sua abertura. Segundo dados oficiais do Departamento de Agricultura e Serviços ao Consumidor da Flórida, já houve outros casos envolvendo visitantes que relataram tontura, alterações visuais e até dores no peito em diferentes brinquedos do parque.

Na Flórida, os grandes parques temáticos, como Walt Disney World, Universal e SeaWorld, são responsáveis por suas próprias inspeções de segurança, ao contrário de parques menores e feiras, que passam por fiscalização estadual. Mesmo assim, eles devem reportar todos os incidentes que resultem em ferimentos ou mortes. Apenas no segundo trimestre deste ano, 12 ocorrências foram registradas nos principais complexos de Orlando, a maioria envolvendo visitantes idosos com condições pré-existentes.

O caso do Epic Universe reacende o debate sobre os protocolos de segurança em atrações de alta velocidade e o nível de transparência nas inspeções realizadas internamente pelas operadoras dos parques.

Leia anterior

PEC da Blindagem gera críticas por risco de impunidade e favorecimento à corrupção em emendas parlamentares

Leia a seguir

CLT de Valinhos recebe piso intertravado e amplia obras com novas atrações