Mais de 60 mil fiéis prestam últimas homenagens ao Papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano, em cerimônia histórica


Imagem: Vatican Media/ AFP
A morte do Papa Francisco, ocorrida na última segunda-feira (21), mobilizou milhares de fiéis ao redor do mundo. Desde a abertura da capela ardente na Basílica de São Pedro, no Vaticano, mais de 60 mil pessoas enfrentaram longas filas para prestar suas homenagens ao líder da Igreja Católica.
A cerimônia teve início às 6h de quarta-feira (22), horário de Brasília, e segue até esta sexta-feira (25), quando será encerrada às 14h. Segundo o Vaticano, somente até as 8h da manhã desta quinta-feira (24), cerca de 61 mil pessoas já haviam passado pelo local, incluindo 13 mil durante a madrugada e início da manhã.
O velório público contou com horários estendidos devido à alta demanda. A basílica foi reaberta ao público às 2h desta quinta-feira (7h no horário local). No primeiro dia, o encerramento do acesso foi adiado para as 20h50, após um fluxo intenso que ultrapassou 20 mil visitantes durante a tarde.
O sepultamento do Papa Francisco está marcado para o sábado (26), às 5h da manhã, em uma cerimônia que marcará o fim das homenagens ao primeiro papa latino-americano, cujo legado transformador permanece vivo entre milhões de fiéis.