Intervenção complementa desassoreamento de 200 metros e visa criar espelho d’água para preservação ambiental


O Córrego Mathias, afluente do Ribeirão Pinheiros localizado entre as ruas José Milani e Raimundo Bissoto, no Centro de Valinhos, está recebendo uma nova intervenção da Secretaria de Obras Públicas. Após o desassoreamento de 200 metros de extensão e retirada de cerca de 400 toneladas de sedimentos, a Prefeitura deu início à construção de um muro de contenção com o objetivo de regular o fluxo de água e formar um espelho d’água.
De acordo com o secretário Alexandre Emerson de Oliveira (Deco), o novo muro está sendo erguido no trecho entre as ruas José Milani, José Ezequiel da Silva e Raimundo Bissoto, na Vila São José. A proposta é criar um espelho d’água permanente, ajudando na preservação das margens, no controle do crescimento da vegetação e na orientação do fluxo hídrico.
“A colocação dos blocos é um complemento das intervenções que já realizamos, como o desassoreamento. Vai permitir que o nível da água, que é muito baixo nesse ponto, seja elevado para formar o espelho, contribuindo com a conservação ambiental do córrego”, explicou Deco.
Ainda segundo o secretário, o trabalho de desassoreamento foi executado estrategicamente durante o período de estiagem, preparando o leito do córrego para receber maiores volumes de água na primavera.
“Essa ação é essencial para garantir a vazão do córrego e evitar transbordamentos no período chuvoso. Já começamos a ver peixes surgindo no espelho d’água, o que mostra que a vida aquática começa a se restabelecer no local”, completou.
As melhorias no Córrego Mathias fazem parte de um conjunto de ações preventivas e ambientais executadas pela Prefeitura para conter enchentes e promover a revitalização de áreas urbanas com valor ecológico.