A partir desta terça-feira (06) até quinta-feira (08) a Prefeitura de Valinhos começa o mutirão de inscrições para o serviço móvel de castração gratuita de cães e gatos. A ação tem seu foco principal voltado para a região do Jardim São Marcos e vai acontecer das 17h às 20h, na EMEB Dom Bosco (Rua Três, nº 70, Jardim São Marcos).
Para a realização do cadastro os interessados precisam apresentar a original e fornecer a cópia do seu RG, CPF além de um comprovante de residência. Vale ressaltar que também é preciso informar um telefone para contato. A próxima etapa do castramóvel está prevista para acontecer nos dias 24 e 25 deste mês na região do Jardim São Marcos.
Além da gratuidade da cirurgia, todos os animais que forem castrados através do programa irão receber o chip de identificação e a mediação necessária para o tratamento pós-cirúrgico sem custos. O cadastro e o agendamento serão confirmados pelo Departamento de Defesa Animal através do Whatsapp. No aplicativo também serão dadas as orientações quanto ao jejum e pós-operatório.
Detalhes sobre o Castramóvel
O programa castramóvel é um serviço que promove a saúde e o bem-estar dos animais, coibindo a procriação indiscriminada de cães e gatos que acabam, em boa parte, abandonados ou negligenciados. A ação que é oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente já atendeu 585 animais nos três primeiros mutirões em 2023.
Para mais informações os interessados podem acessar os telefones do Departamento de Defesa Animal: (19) 3829-2197 e (19) 97167-7283 (WhatsApp), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h; ou pelo e-mail: cbea.valinhos2020@gmail.com.
Nos três últimos anos, a equipe do Bem-Estar Animal contabilizou o aumento de 1.327% no número de castrações feitas gratuitamente pela Prefeitura de Valinhos. A cidade saiu de 114 cirurgias, em 2020, para 1.513 castrações totais realizadas até o fim de 2023.
O serviço móvel de castração já passou pelo Parque das Figueiras, Jardim do Lago e Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini. Contratado pela Prefeitura de forma inédita na administração da prefeita Capitã Lucimara, o serviço chegou à cidade por meio de emenda impositiva do vereador César Rocha.