News

Neste dia 30 de dezembro, Valinhos completa 70 anos de emancipação

Marco essencial da história do município desfez as amarras políticas com Campinas para, enfim, poder prosperar com pujança e independência

Por Bruno Marques

Conhecer a história é saber como chegamos até aqui. No próximo dia 30 de dezembro, Valinhos completa 70 anos de sua emancipação de Campinas. Até então distrito mais ao sul da metrópole, a comunidade adquire condição de município.

Elevação

Em 16 de maio de 1952 teve início o movimento emancipacionista. Foi uma reunião que aconteceu no prédio da União dos Movimentos Católicos e contou com a participação de 87 pessoas. O objetivo era discutir o que era necessário para elevar Valinhos à categoria de município, deixando de ser apenas um distrito de Campinas.

Movimento político

Presidida pelo dentista Omar Amorin, a reunião teve a presença de importantes líderes locais da época, como Alfredo Zacarias, Mário Vieira Braga, José Spadaccia (Bepe) e Horácio Amaral. O próximo passo foi constituir a Comissão Oficial do Movimento Emancipacionista, com membros influentes da comunidade.

Claro que esta ação enfrentou resistências, especialmente na Câmara de Campinas, representada pelo vereador Miguel Monteiro Neto (PTB), o movimento ganhava força. O vereador propôs a suspensão de obras importantes planejadas para Valinhos até que um plebiscito fosse realizado, e assim foi.

866 votos por Valinhos

Depois de várias pressões e controvérsias, o plebiscito foi marcado para o dia 29 de novembro de 1953. Com ampla mobilização da população e realização de comícios e reuniões nos bairros, compareceram 875 eleitores. O resultado foi expressivo: 866 votos a favor da emancipação, 8 contrários e 1 voto em branco.

Assim, em 30 de dezembro de 1953, por meio da lei nº 2.456, o Governo do Estado oficializou a criação do município de Valinhos. Os primeiros bairros que o compunham eram Capuava, Lopes, Fonte Sônia, Capivari, Pinheiros, Santa Cruz, Jurema, Lenheiro e Serrote.

Leia anterior

Retrospectiva 2023 – Acontecimentos gerais

Leia a seguir

Saiba quantas proposituras os vereadores apresentaram em 2023