A obra da escola, que atende 433 alunos dos ensinos Infantil e Fundamental I e II, foram investidos quase meio milhão de reais.
A celebração da segunda fase do programa Valinhos em Ação, promovido pela Prefeitura desde o início do mês na região do Jardim do Lago, está marcada para este sábado (30), quando a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Joaquim Alves Corrêa será oficialmente reintegrada à comunidade, após uma abrangente revitalização, a partir das 8h30.
O investimento de R$ 459.409,68 viabilizou melhorias em diversos setores, incluindo a quadra poliesportiva, que sediará um campeonato interclasses no mesmo dia. As antigas torneiras foram substituídas por modelos novos com fechamento automático, contribuindo para o uso consciente da água. A rede elétrica foi objeto de atenção especial, com a realocação de algumas tomadas para se adequar ao novo padrão. O antigo poste de concreto foi substituído por um modelo atualizado. O kit para-raios foi retirado para manutenção e será reinstalado. O prédio passou por uma repintura completa, tanto interna quanto externa.
Além disso, a cobertura do guichê de atendimento foi substituída por uma nova. Foram realizadas manutenções nas calhas e rufos, bem como reparos nas trincas do muro localizado nos fundos do edifício.
Na segunda fase da revitalização, está prevista a substituição integral do telhado de proteção e a melhoria da passagem dos alunos na entrada da escola, incluindo a troca de 40% do telhado entre os pavilhões, que apresentava vazamentos e infiltrações.
O diretor Alex Sander Contiero enfatiza a importância da revitalização, pois ela cria um ambiente acolhedor e bem cuidado para todos os envolvidos, incluindo profissionais, professores, pais e, especialmente, os alunos, proporcionando um ambiente propício para a aprendizagem.
Além das melhorias na escola, também será apresentado o projeto “Inova na Horta” da EMEB Jerônymo Alves Corrêa. O objetivo é incentivar a experimentação e a construção de hábitos alimentares saudáveis nas crianças, por meio do cultivo de verduras, legumes e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).
A vice-diretora da unidade, Patrícia Amorim de Paula, destaca que envolver as crianças no processo de plantio de alimentos as ensina uma nova relação com o meio ambiente e a importância da preservação da vida. Inicialmente, as crianças da Educação Infantil e do primeiro ano da escola cuidarão da horta com acompanhamento diário.