Valinhos também possui o Programa de Atenção à Saúde do Adulto, com atendimentos para hipertensos e diabéticos em todas as Unidades Básicas de Saúde
Nesta quarta-feira (26), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, profissionais de saúde da Prefeitura de Valinhos realizarão aferição de pressão arterial nos munícipes e darão orientação sobre a doença, formas de prevenção e mudanças no estilo de vida que auxiliam no tratamento. A ação acontecerá na rodoviária, localizada no Centro, das 8h às 11h.
A hipertensão arterial é uma doença crônica definida pela elevação dos níveis de pressão nas artérias, que pode ser verificada a partir de um exame simples. Esta pressão aumentada se transmite para todas as artérias do corpo e o coração fica sobrecarregado, trabalhando contra uma resistência contínua.
Muitas pessoas se tornam hipertensas devido a um estilo de vida pouco saudável. Falta de atividade física, estresse, alimentação inadequada e tabagismo estão entre os fatores que podem levar ao aumento da pressão arterial. Em alguns casos o fator familiar contribui para o desenvolvimento da doença, no qual pais e filhos possuem hipertensão.
Geralmente, o hipertenso não apresenta sintomas, salvo em níveis pressóricos muito elevados. O tratamento consiste na mudança dos hábitos de vida, medicamentos de uso contínuo e acompanhamento clínico. Se não tratada, a pressão alta pode contribuir para a instalação de quadros graves como acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência renal, entre outros.
Programa de Atenção à Saúde do Adulto
Valinhos possui o Programa de Atenção à Saúde do Adulto, com atendimentos para hipertensos e diabéticos desenvolvido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O programa oferece consulta clínica, atendimento de enfermagem, rodas de conversa sobre alimentação saudável, atividades físicas, estresse, uso de medicamentos, entre outros. Os casos que exigem acompanhamento com cardiologista os pacientes são encaminhados ao Centro de Especialidades (CEV). Somente no segundo semestre do ano passado, 336 pessoas passaram pelo programa.