News

No Dia Internacional da Mulher, Prefeitura de Valinhos amplia horário para realização de exames

Prefeitura promoverá mutirão de coleta de papanicolau, orientações com equipe multidisciplinar e aferição de pressão na UBS Paraíso

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, vai promover na próxima quarta-feira (8) um mutirão de coleta de papanicolau, orientações com equipe multidisciplinar e aferição de pressão, com horário estendido das 16h às 19h na Unidade Básica de Saúde do Jardim Paraíso. Mulheres de todas as regiões da cidade podem participar. 

O papanicolau é o teste utilizado para detectar alterações nas células do colo do útero. A realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. Somente de setembro a dezembro de 2022 foram feitas 712 coletas de papanicolau nas UBS’s da cidade e no Centro de Atenção à Mulher (CAM).

O CAM desenvolve ações de pré-natal especial (gestações de médio risco), pré-natal de adolescentes, ginecologia de adolescentes, mastologia e colposcopia, consulta e atendimento de enfermagem. É um importante serviço relacionado a saúde da mulher que a rede municipal de saúde oferece. De setembro a dezembro foram feitos 733 atendimentos no local. 

Para as adolescentes, a demanda é espontânea ou por meio de encaminhamento de algum serviço da rede. Para os demais atendimentos, o serviço é referenciado. O CAM fica na Rua das Acácias, s/n – Parque CECAP, anexo a UBS Paraíso. O telefone de contato é o 3869-8408. 

Além disso, o município possui o Programa de Atenção a Saúde da Mulher, desenvolvido em todas as UBS’s, que compreende a mulher na fase da adolescência, idade fértil, climatério e 3ª Idade. A paciente passa por atendimento de ginecologia e obstetrícia, enfermagem, prevenção ao câncer de colo de útero e de mama, programa de humanização ao pré-natal e nascimento, planejamento familiar e prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis. 

Somente de setembro a dezembro foram feitas 3.780 consultas de ginecologia e 2.376 de obstetrícia. Para ter acesso aos serviços, a paciente precisa residir no município e utilizar a Unidade Básica de Saúde, conforme a regionalização.

Leia anterior

Tênis de mesa de Valinhos conquista mais duas colocações no último final de semana

Leia a seguir

Confira as vagas de emprego disponíveis no PAT Valinhos nesta quarta (7)