Norris vence última do ano e McLaren fatura o Mundial de Construtores

Equipe inglesa soma 666 pontos em 2024, 14 a mais do que a Ferrari, e conquista seu 9º título de equipes, o primeiro desde 1998

Por Bruno Marques

O GP de Abu Dhabi, realizado no último fim de semana, foi o 24º e último da temporada. Lando Norris partiu da pole e venceu sua quarta corrida no ano com tranquilidade.
O resultado do inglês, vice-campeão, garantiu à equipe britânica 666 pontos, 14 a mais que a Ferrari. Assim a McLaren conquistou seu nono título de construtores, o primeiro desde 1998 com Mika Häkkinen e David Coulthard.
O nono título veio exatamente 50 anos após o primeiro, em 1974, com Emerson Fittipaldi e Denny Hulme.

Despedidas

Carlos Sainz Jr., que se despede da Ferrari, foi o 2º colocado. O espanhol vai para a Williams em 2025. Ele ficou à frente de Charles Leclerc.
Em 4º chegou Lewis Hamilton, que se despede da Mercedes. O heptacampeão, que vai para a Ferrari no ano que vem, ultrapassou o companheiro de equipe, George Russell, por fora, na última volta.
Na 6ª posição ficou Max Verstappen (Red Bull), à frente de Pierre Gasly (Alpine) que, com a 7ª colocação conseguiu, na última etapa, terminar entre o Top 10, com 42 pontos.
Nico Hülkenberg, que se despede da Haas, terminou em 8º, seguido por Fernando Alonso (Aston Martin) em 9º – que também terminou em 9º no campeonato -, e Oscar Piastri (McLaren), que foi tocado por Verstappen logo na primeira curva e teve sua corrida completamente prejudicada.
Kevin Magnussen, Valtteri Bottas e Guanyu Zhou também se despedem da categoria.

Gabriel Bortoleto conquista a Fórmula 2 e sobe com moral para a F1

O paulistano Gabriel Bortoleto é o mais novo campeão da Fórmula 2. Ele terminou em 2º lugar na corrida em Abu Dhabi para garantir o título.
Bortoleto, de apenas 20 anos, foi campeão em sua estreia na Fórmula 3 no ano passado, agora conquista o título em seu primeiro ano na F2 e ano que vem começa na F1 pela Sauber.
Apenas outros três pilotos conseguiram este feito e são Charles Leclerc (Ferrari), George Russell (Mercedes) e Oscar Piastri (McLaren).
Ou seja, descontando o fato de ele iniciar na atual pior equipe do grid, as perspectivas quanto à sua performance são muito boas.

Leia anterior

Artista de Valinhos, Jerci Maccari, assina 15 telas para igreja em Mato Grosso

Leia a seguir

Na privatização de lucros e socialização de prejuízos, seja feita a vontade de quem?