Notas do Enem 2025 já podem ser consultadas; veja como acessar o resultado

As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 já estão disponíveis para consulta na internet. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Para acessar o boletim individual, o candidato deve entrar na Página do Participante, utilizando o login da plataforma gov.br, com CPF e senha cadastrados.

O acesso ao resultado é feito de forma totalmente online. Basta entrar no site enem.inep.gov.br/participante, clicar na opção “Página do Participante – entrar com gov.br”, informar o CPF, digitar a senha e, após o login, acessar a aba “Resultado”, selecionando o Enem 2025.

Na Página do Participante, os candidatos podem conferir a nota da redação, que varia de zero a mil pontos, além da pontuação obtida nas quatro áreas de conhecimento avaliadas no exame. Para os chamados treineiros — estudantes que ainda não concluíram o ensino médio em 2025 —, o boletim individual será disponibilizado em até 60 dias após a divulgação oficial dos resultados.

Segundo balanço divulgado pelo Inep, o Enem 2025 registrou 4,8 milhões de inscritos, com índice de presença de 72% nos dois dias de aplicação das provas.

Com o resultado do Enem 2025, os participantes podem utilizar a nota para concorrer a vagas em universidades públicas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), cujas inscrições ocorrem de 19 a 23 de janeiro. Também é possível tentar bolsas de estudo pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), entre os dias 26 e 29 de janeiro, além de usar a pontuação para solicitar financiamento estudantil pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

A inscrição no Sisu não exige envio prévio de documentos, mas os candidatos selecionados devem ficar atentos aos prazos, critérios e à documentação solicitada pela instituição de ensino no momento da matrícula.

O Enem 2025 também pode ser utilizado para certificação da conclusão do ensino médio. Para isso, o participante deve ter indicado essa finalidade no ato da inscrição, alcançar no mínimo 450 pontos em cada área do conhecimento e obter pelo menos 500 pontos na redação. Os prazos e orientações para solicitação do certificado estão disponíveis no portal oficial do Inep.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Lucas Lucco volta aos palcos e se apresenta em Campinas na Resenha Sertaneja do Pista 2002

Leia a seguir

Países europeus enviam tropas à Groenlândia após ameaças de Trump e aumentam tensão geopolítica