Uma injeção semestral de um novo medicamento antiviral ofereceu proteção total contra o HIV a mulheres jovens em um ensaio clínico realizado na África. Esta é a primeira vez que um candidato à profilaxia pré-exposição (PrEP) mostra 100% de eficácia na prevenção do HIV.
Ensaios clínicos conduzidos em Uganda e na África do Sul revelaram que as injeções de lenacapavir proporcionaram melhor proteção contra a infecção por HIV do que outros dois medicamentos de PrEP atualmente disponíveis.
As injeções de lenacapavir representam uma alternativa aos comprimidos diários de PrEP, cuja adesão é frequentemente baixa, especialmente entre jovens mulheres na África, um grupo com altas taxas de novas infecções.
O estudo Purpose 1 envolveu cerca de 5,3 mil mulheres de 16 a 25 anos. Os resultados mostraram que nenhuma das 2.134 voluntárias que receberam o lenacapavir contraiu HIV. Em comparação, 16 das 1.068 mulheres (1,5%) que tomaram um comprimido diário de Truvada e 39 das 2.136 mulheres (1,8%) que receberam um comprimido diário de Descovy acabaram contraindo a infecção.
Outro braço do estudo, conduzido em seis países, está testando a eficácia do lenacapavir em uma população mais diversa, incluindo homens que fazem sexo com homens, pessoas transgêneros e indivíduos que usam drogas injetáveis. Os resultados desta fase do estudo estão previstos para divulgação até o final de 2024.