Segundo a Emdec, o local apresenta alto índice de acidentalidade
Os motoristas devem ficar atentos ao início da operação de um novo radar na avenida Ruy Rodriguez, nas proximidades da estação Morumbi do BRT Ouro Verde. O aparelho está no sentido centro-bairro da avenida, com velocidade máxima de 50km/h. Nas proximidades, existe um semáforo com sinal para pedestres que é ativado por meio de uma botoeira.
Para avisar aos condutores sobre o novo radar, a Emdec colocou faixas pela região.
De acordo com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), o local apresenta vários fatores de risco para acidentes. Até dia 25 de juho, foram 3.118 ocorrências de velocidade acima da máxima permitida.
Estudo técnico feito pela empresa detectou a necessidade de aumentar a segurança viária no local. São quatro faixas de rolamento para veículos, além da faixa do BRT Ouro Verde.
A instalação do radar tem relação direta sobre a equação velocidade x distância necessária para a frenagem total do veículo. A 60 km/h, um motorista gasta o equivalente a 29 metros para reagir e 33 metros para parar totalmente após acionar os freios, utilizando 62 metros no total. Ou seja, ultrapassa o espaço de 50 metros e potencialmente atinge um pedestre durante a travessia.
Já a 50 km/h a reação do condutor consome 21 metros e a frenagem 21 metros. Neste caso, são necessários 42 metros para a frenagem total e o veículo não atinge a área de travessia metros. A 40 km/h, a distância para deixar o veículo parado é de 26 metros, sendo 14 metros para a reação do condutor e mais 12 metros para frenagem total.