

A Avenida Joaquim Alves Corrêa vai ganhar novos bolsões de estacionamento com vagas em 45º, visando melhorar a mobilidade urbana e oferecer mais comodidade a moradores, comerciantes e visitantes. O primeiro deles, com 35 novas vagas, começa a ser implantado nesta quarta-feira (17), próximo ao Parque Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo).
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, os estacionamentos foram planejados para otimizar o fluxo de veículos, reduzir o tempo de procura por vagas e proporcionar maior segurança e conforto para motoristas e pedestres. O layout em ângulo de 45º facilita a entrada e saída dos veículos, contribuindo para a organização do trânsito.
O projeto será ampliado para outros pontos estratégicos de Valinhos, com objetivo de atender à crescente frota da cidade, que conta com cerca de 117 mil automóveis, segundo o DENATRAN, e uma população estimada em 132 mil habitantes em 2025, o que representa aproximadamente 8,8 veículos para cada 10 moradores.
A iniciativa complementa o sucesso do Estacionamento do Povo 1 e 2, que já oferecem centenas de vagas gratuitas e contribuem para a organização do trânsito, representando mais um passo da administração municipal na melhoria da infraestrutura urbana, aliando desenvolvimento, mobilidade e preservação ambiental.
Para viabilizar a obra, 24 árvores do canteiro central serão removidas e compensadas com o plantio de mudas de grande porte como oiti, ipê-roxo e alecrim-de-campinas, além de outras mudas distribuídas entre a Praça da Bíblia e a Praça Quintino Bocaiúva.
A Prefeitura reforça o compromisso com a sustentabilidade, com iniciativas como o projeto Microfloresta Urbana, que já resultou no plantio de 420 mudas de mais de 20 espécies nativas. A Secretaria do Verde e da Agricultura planeja ainda duas novas microflorestas com mais de 500 mudas, criando corredores ecológicos, promovendo biodiversidade e melhorando a qualidade de vida da população.