Elton John e Bernie Taupin fizeram, há 51 anos, uma das músicas que melhor expressam o agito efusivo em Saturday Night’s Alright for Fighting
Por Bruno Marques
Há 51 anos Elton John lançava uma das músicas que melhor expressam aquele sentimento efusivo de empolgação para se sair numa noite de sábado. Saturday Night’s Alright for Fighting é um rock and roll extremamente energético, com ritmo incessante e é uma das pérolas do álbum Goodbye Yellow Brick Road, de 1973, o sétimo da carreira do cantor britânico.
A letra foi escrita por Bernie Taupin, consagrado letrista e parceiro musical de longa data de Elton John e outros artistas. Ele se inspirou nas brigas noturnas que presenciou em seu bar. Taupin definiu a faixa como um rock n roll estadunidense feito no Reino Unido.
Saturday Night’s Alright for Fighting foi gravada em um castelo na França – assim como todo o álbum – em maio de 1973 e lançada já no mês seguinte como single, sendo um dos mais bem-sucedidos de Elton John, e indispensável no repertório dos shows. O trabalho teve a produção de Gus Dudgeon.
Além de Elton John no piano e vocal, Saturday tem Davey Johnstone na guitarra, Dee Murray no baixo e Nigel Olsson na bateria.
Versões de Queen e The Who a W.A.S.P. e Nickelback
Em 1º de dezembro de 2002 foi gravada uma versão majestosa orquestrada de Saturday Night’s Alright for Fighting com Elton John e banda no The Royal Opera House.
Grandes bandas fizeram versões de Saturday, como W.A.S.P., Flotsam and Jetsam, Queen, The Who, Nickelback e Fall Out Boy. Há também uma versão ao vivo de Elton com Anastacia e o cantor recentemente a regravou com Orville Peck.
A agitada faixa também tocou no seriado Gilmore Girls e no filme Knuckles.