Evento vai arrecadar mantimentos para o Banco de Alimentos de Campinas
Passeio “Saudade e suas vozes” será realizado neste sábado (20) e no domingo (21), ao todo serão três passeios noturnos que percorrem túmulos com histórias curiosas e misteriosas da cidade no Cemitério da Saudade. O evento é gratuito e organizado pelo projeto “O que te assombra” que possui o objetivo de reunir histórias folclóricas e de assombrações de todo o Brasil, além de organizar passeios assustadores em cidades como Campinas/SP.
Organizado pelo projeto “O que te assombra” o evento visa apresentar para a cidade um cemitério que “não é um lugar morte, mas sim de vida” de acordo com advogado Thiago Souza responsável pelo evento. Estão abertas 200 vagas. Em ambos os dias, também serão arrecadados alimentos não perecíveis para o Banco de Alimentos da metrópole.
Thiago também conta que o passeio é inspirado no livro “Muito além da saudade”, de Elcio Enrique Ramos. O seu primeiro contato com cemitério foi quando começou a organizar histórias de assombrações de Campinas.
O seu interesse foi tão grande que passou a estudar o local e comenta “Saudade é o acervo mais completo da história de Campinas. É um tesouro, que conta a história da cidade em todas as suas dimensões, políticas, religiosas, artísticas, cientificas, arquitetônicas e sociais.” Ele completa “Tem uma importância enorme para o momento que estamos vivendo, quando não conseguimos nem nos despedir direito de quem partiu por causa da Covid-19“.
Confira algumas figuras históricas que estão enterradas no local e tem sua história contada durante o passeio:
- Hércules Florence – Um dos pioneiros da fotografia do Mundo
- Irmã Serafina – Cuidava de doentes durante a pandemia de febre amarela
- Ramos de Azevedo – Engenheiro e Arquiteto que projetou prédios importantes como o Teatro e o Mercado Municipal de São Paulo, além da catedral de Campinas
- Mestre Tito – Figura importante na luta contra a escravidão e a segregação na cidade
- Maria Jandira – Abandonada no altar por ser prostituta e se suicidou
- Dr. Viera Bueno – Prefeito de Campinas e é considerado um milagreiro
- Escravo Toninho – Personagem da Lenda do “Boi Falô”
O evento vai percorrer o Cemitério da Saudade, passando por diversos túmulos históricos de Campinas e fatos curiosos que aconteceram na cidade. A atração é gratuita.
SERVIÇO
Sábado (20)
- Horários: 16h e 23h59
- Onde: Cemitério da Saudade
- Endereço: Praça Voluntários de 32, s/nº – Ponte Preta, Campinas
- Concentração: 17h45 e 23h45 em frente ao monumento em homenagem aos combatentes da revolução de 32, ao lado da entrada principal do cemitério
- Ingressos: gratuito, mas é necessário fazer a inscrição através do e-mail oqueteassombra@gmail.com
Domingo (21)
- Horário: 17h30
- Onde: Cemitério da Saudade
- Endereço: Praça Voluntários de 32, s/nº – Ponte Preta, Campinas
- Concentração: 17h15 em frente ao monumento em homenagem aos combatentes da revolução de 32, ao lado da entrada principal do cemitério
- Ingressos: gratuito, mas é necessário fazer a inscrição através do e-mail oqueteassombra@gmail.com
Fonte: Cidade On