Vereador Henrique Conti foi um dos únicos que falou sobre os incêndios devastadores na Serra dos Cocais
Por Bruno Marques
Como não poderia ser diferente, os graves incêndios que devastam a Serra dos Cocais há dias foi um dos assuntos na sessão da Câmara realizada na noite da última terça-feira, dia 3.
O tema foi abordado apenas por Marcelo Yoshida (PT) e Henrique Conti (Republicanos). Este último afirmou que está sendo dizimada a biodiversidade do maior bioma do município, citando também sua importância histórica, geológica, ambiental e de abastecimento de água.
“O fogo tomou proporções gigantescas, vem destruindo a mata há dias até hoje. Não foi tomada nenhuma medida de preservação e uma brigada de incêndio municipal se faz urgente. “O que vamos falar para as próximas gerações? Que exemplo estamos dando?”, concluiu mostrando uma carta escrita por uma criança sobre o fogo em Valinhos.
Simone Bellini (UB), que é guarda civil municipal, prestou homenagem à corporação pela data de 3 de setembro ser Dia do Guarda Civil.
Fogo
Marcelo Yoshida (PT) se mostrou indignado com o caso de violência contra mulher, do qual está sendo acusado o ex-delegado da Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) de Valinhos: “mostra a contradição que é ter um homem no posto”.
Ele também falou sobre os incêndios na Serra dos Cocais e afirmou que esteve presente no local, na noite de sábado. “Testemunhei atuação violenta da PM no Acampamento Marielle Vive, onde agrediram e ameaçaram moradores”, lamentou.
Alécio Cau (PSB) afirmou que está recebendo difamação eleitoreira: “Estão me culpando pelos incêndios na Serra dos Cocais. As pessoas não sabem, mas tenho uma história tentando combater incêndios na cidade”. Ele também citou proposituras de sua autoria neste segmento.