Open Finance – o que você pode ganhar com isso?

Sabemos que no Brasil ainda há uma concentração bancária muito forte, ou seja, ainda temos poucos e grandes bancos que dominam o mercado. Isso não é bom para o consumidor que fica sem muitas opções na hora que precisa de um produto ou serviço financeiro.

A boa notícia é que uma grande mudança nesse cenário já está ocorrendo.

O Banco Central do Brasil já vem há algum tempo desenvolvendo estudos e implementando mudanças em algumas regras visando aumentar a concorrência e consequentemente dar mais opções de escolha aos clientes.

O objetivo é facilitar o acesso de outras instituições e assim baixar o custo final aos consumidores e também trazer mais estabilidade ao sistema financeiro como um todo. Algumas desses novos entrantes no mercado são as chamadas de fintechs, que são as startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais, nas quais o uso da tecnologia é o principal diferencial em relação às empresas tradicionais do setor.

Surge então o Open Finance, ou sistema financeiro aberto, que é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente.

Na prática quer dizer que você tem agora o poder de escolha sobre seus dados cadastrais , de informações sobre transações em suas contas, cartões de crédito e produtos de crédito contratados, podendo repassá-las a outros players do mercado buscando melhores condições para um empréstimo por exemplo. Tudo isso sem sair de casa e devidamente regulamentado pela autoridade competente.

Por isso é importante estar sempre bem informado e poder contar com profissionais capacitados para te orientar da melhor forma possível.

Leia anterior

Relançamento do livro “Em Câmara Lenta” acontece nesta sexta, às 19h30

Leia a seguir

TORe – tratamento para recidiva de peso em pacientes bariátricos