Operação Caminhos Seguros resulta em 472 prisões e resgate de 80 crianças e adolescentes

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou nesta quinta-feira (15/5) o balanço preliminar da Operação Caminhos Seguros, que combate a violência contra crianças e adolescentes em todo o país. Desde o início da ação, em 30 de abril, 472 adultos foram presos, 147 menores apreendidos e 80 crianças e adolescentes resgatados.

Nesta quinta-feira, Dia D da operação, mais de 45 mil agentes de segurança atuaram em 421 municípios. As ações incluíram a fiscalização de mais de 8 mil locais, abordagem de mais de 300 mil suspeitos, atendimento a 2,2 mil vítimas e a inspeção de 170 mil veículos. Também foram apreendidas 69 armas de fogo, mais de 29 toneladas de drogas e 152 materiais com alusão à pornografia infantojuvenil.

Segundo informações divulgadas pela Agência Gov, esta é a 5ª edição da operação Caminhos Seguros, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do MJSP, por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi). A iniciativa conta com apoio de órgãos como a Polícia Rodoviária Federal, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Ministério Público do Trabalho e Conselhos Tutelares, além das forças de segurança estaduais e municipais.

A operação segue até o dia 30 de maio e integra a Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O MJSP informou que investirá mais de R$ 4 milhões em pagamento de diárias para reforçar o efetivo policial envolvido.

O diretor da Diopi, Rodney da Silva, destacou que, além das ações repressivas, a operação também promove atividades educativas de conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente.

Imagem ilustrativa.

Leia anterior

Mais de 2.500 eleitores podem perder título em Valinhos. Regularização vai até 17h de 2ª

Leia a seguir

Desmatamento no Brasil cai 32,4% em 2024; redução atinge cinco dos seis biomas