Tatiana Rodrigues Côrrea, Terapeuta Holística e Integrativa, aprofunda os conhecimentos a cerca dessa prática
Por Rafaela Duarte
O Reiki é uma técnica de origem japonesa, criada por Mikao Usui, que consiste na canalização de uma energia vital e universal, sendo essa uma combinação de energias seguras e inteligentes, capazes de atuarem nos campos necessários do cada indivíduo, promovendo a harmonização dos chakras, facilitando a compreensão de si e dos problemas que os cercam, além de articular uma jornada de autoconhecimento e cura. O Reiki já é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde e em alguns lugares, já é oferecido pelo SUS como terapia integrativa.
Muitas pessoas desconhecem essa terapia ou até mesmo já ouviram falar e possuem alguns preconceitos pela falta de conhecimento aprofundando do tema, entendendo a importância de expandir informações sobre o Reiki, o Jornal Terceira Visão entrou em contato com a Terapeuta Holística e Integrativa Tatiana Rodrigues Corrêa, que nos concedeu uma entrevista.
1) Quais são os principais benefícios do Reiki? Quem pode ser beneficiado por esse tipo de terapia?
São muitos os benefícios onde qualquer pessoa em qualquer idade pode transformar sua vida, através das sessões de Reiki.
Inicialmente, podemos destacar a insônia, um distúrbio que afeta quase 40% da população mundial e pode estar conectada com outras complicações como enxaqueca, síndrome do pânico, depressão, crises de ansiedade, burnout, entre tantas outras.
Tudo isso é possível graças a um relaxamento, onde o Reiki inicia uma harmonização dos pensamentos e traz um conforto quase que imediato ao paciente. Sendo que cada um percebe a sessão à sua maneira, alguns dormem e outros apenas experimentam essa calmaria percorrer pelo seu corpo mesmo que muitas vezes, no início, a mente insista em pensar nos afazeres e responsabilidades diárias.
Vale ressaltar que se trata de uma terapia e que uma única sessão trará um conforto pontual. Sendo recomendada uma frequência para que a percepção em grande escala possa ser alcançada.
Costumo dizer que a Sessões de Reiki tem uma boa semelhança com uma faxina doméstica, sabendo que temos 1 hora para realizar a limpeza, a atuação será na primeira camada, no que está gritando por urgência ali e ao final, teremos uma organização visível, sensação de limpeza, conforto para a realização de tarefas, mas é sabido que ficaram coisas para trás, a vidraça que está suja, o quintal que ficou mais ou menos, os móveis que não foram arrastados entre outros detalhes mais finos por exemplo.
E ao longo de uma semana, aquilo que ficou para trás, se acumula com a nova movimentação, novas desorganizações vão acontecendo e temos um cenário que requer atenção novamente.
Tá aí a semelhança. A única diferença é que na terapia, na medida em que ocorrem os avanços do autoconhecimento, o indivíduo cria ferramentas pessoais para evitar que alguns ciclos se repitam e assim, pode evitar certas desorganizações e a desordem de seu próprio eu e esse é o melhor de todos os benefícios.
2) Esta prática terapêutica pode ser relacionada à saúde mental e física?
Sim, atuamos em 4 camadas, física, emocional, mental e espiritual. Isso é chamado de “Holístico”, quando enxergamos o indivíduo de forma universal. A camada física, está claramente relacionada à saúde e por consequência as dores e doenças. No entanto, as dores surgem a partir do Emocional que muitas vezes está relacionado ao Mental, onde ficam guardados os traumas e experiências complexas.
Já o Espiritual, está ligado à nossa essência, quem somos e o que fazemos aqui. Dá sentido à nossa Missão individual e congrega nossas camadas com harmonia e compreensão da realidade em que vivemos e nada tem a ver com religião, mas sim com a Fé individual e pessoal (autoconfiança). O que consequentemente favorece a relação com o mundo externo, família, amigos e colegas de trabalho por exemplo.
3) Existe alguma relação entre o Reiki e a espiritualidade?
O Reiki foi decodificado através de Mikao Usui, um monge budista que já possuía conhecimentos sobre outras terapias holísticas, pois culturalmente o Japão reconhece a necessidade dos cuidados com a saúde mental e emocional. Porém o fato dessa incrível descoberta ter surgido através das mãos de um religioso, acaba afastando pessoas de outras culturas e também as mais céticas.
Contudo, é possível obter grandes feitos mesmo sem acreditar em nada, bastando apenas a aceitação da energia, compreendendo que é uma mão sendo estendida em seu socorro. E compreendendo que cada Ser é único, nós terapeutas nos colocamos à inteira disposição, independentemente de suas crenças, culturas ou qualquer coisa que possa ser compreendida como uma possível barreira.
4) É verdade que o Reiki pode ser aplicado a distância?
Sim, é verdade. Eu, particularmente, indico essa condição para aquelas pessoas que por alguma razão não podem se locomover, para aqueles que tenham algum tipo de insegurança ou síndrome ou que não tem fácil acesso a um terapeuta em sua região, favorecendo esse início e a experimentação dessa energia universal mesmo que a distância.
Mas sair de sua zona de conflito, permitir respirar num outro cenário que comunga de cura, saúde, amor e cuidados, traz ainda mais benefícios.
5) Como surgiu a sua vontade de exercer essa terapia nas pessoas?
Em resumo, entendo que minhas primeiras experiências na jornada de autoconhecimento e compreensão do perdão (apesar de ser um caminho de altos e baixos), me trouxeram e ainda trazem tantos benefícios que durante um insight, percebi o quanto as pessoas merecem viver isso, descobrir a si próprio, viver o sentimento de gratidão mesmo que todo o resto diga o contrário.
E tudo isso fundamentou um desejo muito forte de criar um espaço para que ali houvesse todo o cuidado necessário ao indivíduo, de forma ampla e holística, com a atenção à vida em todas as suas esferas.
De dezembro de 2019, eram apenas palavras escritas no bloco de notas do celular para abril de 2022, onde o Espaço NAV – Núcleo de Atenção à Vida, iniciou suas atividades e agora já conta com a participação de duas profissionais de psicologia e sigo confiante de que vêm muito mais no caminho à frente. Nossa Missão é a propagação do Autoconhecimento, Autocuidado, Autodesenvolvimento e da Nutrição de uma Consciência Coletiva Forte e Saudável.