News

Padre Dalmirio recebe juntamente com a equipe do restauro da Matriz as homenagens na Câmara Municipal

Moção de Louvor foi em reconhecimento às ações desenvolvidas no desempenho do sacerdócio ministerial em prol da nossa comunidade valinhense

Padre Dalmírio fez questão de enaltecer todos que ajudaram no restauro da Matriz

A Câmara Municipal de Valinhos recebeu na noite de terça-feira, 12, uma plateia seleta, que esteve no local para acompanhar as homenagens ao padre Dalmirio Djalma do Amaral, que por quase 10 anos esteve à frente da Matriz de São Sebastião.

A Moção de Louvor de número 10/2023, ao Padre Dalmirio Djalma do Amaral, iniciativa do vereador Aldemar Veiga Junior, foi em reconhecimento às ações desenvolvidas no desempenho do sacerdócio ministerial em prol da nossa comunidade valinhense. Junto com este reconhecimento está também o seu trabalho com moradores em situação de rua e seu arrojo na execução das obras de restauro da Matriz.

Padre Dalmirio já tinha o reconhecimento do trabalho quando recebeu em 2015, o título de Cidadão Honorário, de autoria do Vereador Veiga, em conjunto à época com os então Vereadores Kiko Beloni e Paulo Montero.

Na noite de terça-feira, na Câmara Padre Dalmirio fez questão de homenagear os que ajudaram no restauro da Matriz, citou o saudoso Roberto Matelli e disse que se ele deu o pontapé inicial, Roberto Matelli foi quem empurrou a sua perna, lembrou do saudoso Segismundo Romano José Celani, do padre Carlos Roberto Marassato de Moraes que deu início ao restauro começando pelo telhado, o Conselho Econômico da Matriz, Instituto Ipramana, Rogério Abel Guerreiro, arquiteta Renata Sunega, Marcos Tognon, os pedreiros Ederson de Jesus Fonseca Pinheiro e Raimundo Honório da Silva, dizendo que essas pessoas precisam ser lembradas pelos seus feitos e destacou uma fala da historiadora Emília Viotti da Costa que certa vez disse: “Um povo sem memória é um pouco sem história, e um povo sem história, está fadado a cometer no presente e no futuro, os mesmos erros do passado. Minha presença aqui não é para enaltecer o ministério do padre, mas aqueles que fizeram acontecer”.

O vereador Aldemar Veiga Junior destacou que Padre Dalmirio Djalma do Amaral está na cidade de Indaiatuba desde janeiro de 2023, à frente da Paróquia São Francisco de Assis, mas deixou aqui um verdadeiro legado, boas lembranças, grandes ensinamentos e muitas saudades, levando consigo um pouquinho de cada um dos valinhenses que tiveram o privilégio de lhe conhecer, deixando ainda incríveis marcas na história de nossa cidade e nos corações dos fiéis que tanto torcem pela continuidade desse seu ministério. Todos receberam um certificado e o carinho de todos os presentes.

Leia anterior

MEIO AMBIENTE – Vinhedo terá vila ecológica com 75% da área de mata preservada

Leia a seguir

Fundo Social de Valinhos lançará campanha em prol das vítimas do ciclone que atingiu o Sul do país