Papa Francisco apresenta melhora, mas segue em recuperação com uso de oxigênio

Pontífice de 87 anos segue em recuperação após pneumonia, usa oxigênio e fisioterapia, mas já retomou atividades leves no Vaticano

O Papa Francisco apresenta melhora progressiva em seu estado de saúde, pouco mais de duas semanas após receber alta hospitalar. Segundo informações do Vaticano, ele tem evoluído positivamente em aspectos como respiração, mobilidade e fala, embora ainda faça uso de oxigênio suplementar e continue em tratamento com sessões de fisioterapia respiratória.

Foto: Vatican Media/Divulgação

Aos 87 anos, o pontífice passou cinco semanas internado em Roma para tratar uma pneumonia que afetou ambos os pulmões. Após o período hospitalar, os médicos recomendaram repouso absoluto por dois meses e evitar contato com grandes grupos. Mesmo assim, no último domingo (6), ele surpreendeu ao aparecer em público na praça São Pedro, no Vaticano, em uma cerimônia conduzida por bispos. Em cadeira de rodas e com oxigênio nasal, fez uma breve saudação à multidão e permaneceu no local por alguns minutos.

Segundo o último comunicado oficial, Francisco continua utilizando oxigênio de baixo fluxo durante o dia e de alto fluxo à noite. Ele permanece em sua residência no Vaticano, trabalhando de forma adaptada, com leitura de documentos e contatos por telefone, mantendo-se ativo e de bom humor.

Em mensagem publicada após a missa de domingo, o papa mencionou se sentir “frágil” e compartilhou com os fiéis a experiência da doença e da dependência de cuidados. Os médicos confirmaram que ele está curado da pneumonia, mas ainda requer cuidados devido à presença de vírus residuais nos pulmões e à necessidade de recuperar completamente a voz, afetada pelo uso prolongado de oxigênio.

A expectativa do Vaticano era de que sua próxima aparição pública ocorresse apenas em 20 de abril, durante a bênção pascal “urbi et orbi”. A presença antecipada na praça São Pedro reforçou os sinais de melhora, ainda que lenta e cuidadosa.

Leia anterior

Ipem-SP realiza verificação de radares em Valinhos nesta terça-feira, dia 8

Leia a seguir

Mercados reagem a tensões tarifárias com leve recuperação e cautela global