Papa Francisco se recupera e confirmará bênção de Páscoa na Praça de São Pedro

Apesar da saúde frágil, papa Francisco pronunciará a bênção “urbi et orbi” no domingo de Páscoa, enquanto sua participação nos demais eventos segue incerta

O papa Francisco, em recuperação após uma grave pneumonia que colocou sua vida em risco, pronunciará a tradicional bênção “urbi et orbi” na Praça de São Pedro no domingo de Páscoa, 20 de abril. O Vaticano confirmou a realização da celebração, mas não detalhou se o pontífice presidirá os demais eventos da Semana Santa, algo improvável diante de sua agenda carregada.

Francisco passou cinco semanas internado em Roma antes de retornar ao Vaticano, onde segue em recuperação com terapias de reeducação motora e respiratória. Sem compromissos públicos, sua aparência frágil e a voz trêmula ao deixar o hospital Gemelli geraram incerteza sobre sua participação nas celebrações pascais, a data mais importante do calendário católico.

O calendário litúrgico divulgado pelo Vaticano manteve a bênção “urbi et orbi”, pronunciada pelo papa na sacada da Basílica de São Pedro, e confirmou eventos como a Via-Crucis no Coliseu de Roma, sem indicar quem os presidirá. A presença do pontífice nas demais celebrações depende da evolução de sua saúde, com decisão prevista nas próximas semanas.

Embora possa delegar missas e cerimônias a cardeais, apenas o papa tem a prerrogativa de conceder a bênção “urbi et orbi”. O Vaticano também manteve para 27 de abril a canonização do beato italiano Carlo Acutis, mas sem confirmação sobre a participação do pontífice.

Durante a hospitalização, Francisco enfrentou momentos críticos, chegando a ficar à beira da morte em duas ocasiões, segundo os médicos. Desde sua eleição em 2013, essa foi a crise de saúde mais grave do líder espiritual de 1,4 bilhão de católicos.

Leia anterior

Adoções Irregulares: Crianças Sul-Coreanas foram enviadas ao exterior como “Bagagem”

Leia a seguir

Confira o carrossel com os cliques incríveis da Social da Ap Produções