1º de outubro é celebrado o Dia do Vereador. Veja o que parlamentares de Valinhos responderam a respeito
Por Bruno Marques
No dia 1º de outubro é celebrado o Dia do Vereador. Valinhos tem, atualmente, 17 deles. Pela ocasião da data, foi feita a mais elementar das perguntas para cada edil da cidade.
Veja as respostas que foram dadas por cada parlamentar, exceto César Rocha, Mayr, Mônica Morandi, Toloi e Tunico que, apesar de serem vereadores, não responderam à pergunta do título.
Alécio Cau (PDT) – 2 mandatos: (2017 a 2020 e 2021 a 2024)
“Ser vereador é uma honra e um compromisso. É estar próximo da nossa gente, ouvir suas demandas, e buscar transformar essas necessidades em soluções concretas, contribuindo para o Desenvolvimento e a melhoria na Qualidade de Vida da nossa População”.
Alexandre Japa (PRTB) – 1 mandato: (2021 a 2024)
“Ser vereador é servir a população. É estar atento a todas as demandas, buscando as melhorias que a cidade precisa. É poder representar os interesses da população, propor e aprovar leis municipais, participando ativamente na tomada de decisões que afetam a comunidade, é fiscalizar a administração pública e garantir a boa execução dos serviços”.
André Amaral (PSD) – 2 mandatos: (2017 a 2020 e 2021 a 2024)
“Ser vereador significa ser a voz da comunidade, defender os valores fundamentais e trabalhar incansavelmente pelo bem comum. É um compromisso diário de servir e buscar soluções que impactem positivamente a vida dos cidadãos”.
Edinho Garcia (PTB) – 3 mandatos: (2001 a 2004, 2005 a 2008 e 2021 a 2024)
“Estar vereador é poder contribuir com o desenvolvimento do município. Pena que nem todos pensam assim. Eu procuro fazer o melhor. Estou sempre junto dos munícipes, ouço suas reivindicações, procuro ajudá-los e, acima de tudo, fiscalizar o Executivo”.
Fábio Damasceno (Republicanos) – 3 mandatos: (2005 a 2008, 2009 a 2012 e 2021 a 2024)
“Ser vereador é, acima de tudo, representar e dar voz aqueles que quase nunca são ouvidos. É estar atento às suas necessidades e buscar auxilio através dos órgãos competentes. É também beneficiar a população através das ferramentas que temos em mãos, criando projetos que visam sempre o bem-estar da comunidade e da família. É lutar por uma cidade melhor e por uma vida melhor!”.
Franklin (PSDB) – 2 mandatos: (2017 a 2020 e 2021 a 2024)
“A missão e o compromisso de representar e servir o meu povo, a minha comunidade. É necessário ouvir e acolher as necessidades e preocupações das pessoas e trabalhar para encontrar soluções. É uma responsabilidade que exige dedicação, amor e comprometimento”.
Gabriel Bueno (MDB) – 1 mandato: (2021 a 2024)
“Ser vereador é a realização de um sonho de criança! É ser um representante do povo, ouvindo necessidades e trabalhando incansavelmente para melhorar a qualidade de vida. É entender que se trata de servir, do que ser servido, como muitos pensam. É uma grande honra e uma enorme responsabilidade, pois tomamos decisões que afetam o futuro da cidade e da nossa gente”.
Henrique Conti (PTB) – 6 mandatos: (De 2001 até o presente)
“Ser um representante do povo e honrar cada voto que lhe foi confiado”.
Marcelo Yoshida (PT) – 1 mandato: (2021 a 2024)
“Ser vereador é ser representante do povo, é lutar por direitos e pela cidadania das pessoas, em especial, das que mais precisam. É contribuir na formulação de políticas públicas. É ser a voz de pessoas ou grupos sociais vulneráveis e invisibilizados”.
Simone Bellini (Republicanos) – 1 mandato: (2021 a 2024)
“Antes de me tornar vereadora, eu já tinha uma preocupação com o bem-estar das pessoas e da nossa cidade, e foi isso que me levou a ser Guarda Civil Municipal e agora Vereadora. Ser Vereadora é antes de tudo é se preocupar com nossa cidade, com seus moradores e os problemas que afetam a vida dos cidadãos. Para mim é a realização dos meus princípios de tornar melhor a vida da comunidade”.
Thiago Samasso (PSD) – 1 mandato: (2021 a 2024)
“Estar vereador é uma oportunidade incrível de servir à população, dar voz aos munícipes e fazer a diferença todos os dias. É um privilégio trabalhar incansavelmente pelo bem de todos e construir uma cidade melhor juntos”.
Veiga (União) – 3 mandatos: (2013 a 2016, 2017 a 2020 e 2021 a 2024)
“Ser vereador é o poder/dever de representar não apenas os eleitores que depositaram a sua confiança por meio de seu voto, mas, a partir daí, exercer o seu melhor em favor de toda a comunidade, ouvindo as necessidades dos munícipes e cumprindo o seu mister com respeito e dedicação, tendo o precípuo papel de fiscalizar o Executivo e elaborar indicações de melhoria e projetos de lei”.