Parecer técnico do CAEx reforça preocupações sobre Plano Diretor de Valinhos, afirma AEAAV

A Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos (AEAAV) compartilhou um novo Parecer Técnico do CAEx (Centro de Apoio Operacional à Execução), emitido por meio do SETEC MAHUAC – Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo e Acessibilidade, em atendimento à solicitação da 4ª Promotoria de Justiça de Valinhos. O documento analisa o texto final do Plano Diretor do município com o objetivo de verificar possíveis retrocessos ambientais e urbanísticos e se a legislação aprovada atendeu às recomendações técnicas anteriormente emitidas.

Segundo a AEAAV, o parecer reforça pontos de atenção já levantados por grupos técnicos, entidades e a própria associação durante todo o processo de discussão e aprovação do Plano Diretor, incluindo as versões iniciais produzidas pela empresa Geobrasilis (em 2018) e as alterações propostas pela Comissão de Sistematização da Câmara Municipal.

De acordo com a associação, foram inúmeros os aspectos contestados, especialmente pela ausência de respostas técnicas coerentes e necessárias em temas críticos. O posicionamento da entidade, que há quase 38 anos atua em Valinhos, segue comprometido com a qualidade de vida urbana e o esclarecimento público sobre os impactos do planejamento urbano.

A AEAAV reforça que o parecer técnico deve ser lido por toda a comunidade, por seu conteúdo relevante ao futuro da cidade e por refletir preocupações legítimas já expressas por profissionais e setores organizados.

Acesse o link a seguir para ler o documento na íntegra: https://aeaav.org.br/wp-content/uploads/2025/04/Parecer_CAEX_Plano_Diretor_fev-25_.pdf

Leia anterior

Semana Nacional do Meio Ambiente promove educação e conscientização em todo o país

Leia a seguir

Câmara de Valinhos promove debate sobre o Plano Plurianual com especialista da USP