Paris acelera transformação em cidade sem carros

Capital francesa avança na restrição a automóveis, ampliando áreas para pedestres e incentivando transportes sustentáveis

Paris avança em seu projeto de reduzir a dependência de automóveis e tornar a cidade mais sustentável. Após restringir patinetes elétricos e aumentar as taxas de estacionamento para SUVs, a capital francesa decidiu banir carros de 500 ruas, transformando-as em áreas para pedestres. A medida foi aprovada em referendo popular, com apoio de quase dois terços dos votantes.

A iniciativa busca melhorar a qualidade do ar e a segurança. Com isso, cerca de 25 ruas em cada um dos 20 distritos serão fechadas para veículos. Atualmente, 220 ruas já são exclusivas para pedestres. O projeto eliminará até 10 mil vagas de estacionamento nos próximos anos, além das 10 mil removidas desde 2020.

Desde 2001, o trânsito na cidade caiu pela metade. Apenas um terço dos domicílios na Paris central possui um carro, enquanto nos subúrbios essa proporção é de dois terços. A prefeita Anne Hidalgo, reeleita em 2020, busca adaptar a cidade às mudanças climáticas e melhorar a convivência urbana. Inspirada pelo conceito da “cidade de 15 minutos”, Hidalgo transformou as margens do Sena em zonas exclusivas para pedestres e implantou áreas de tráfego limitado no centro histórico.

Outras medidas incluem a limitação da velocidade a 30 km/h, a criação de 84 km de ciclovias desde 2020 e a meta de adaptar Paris totalmente às bicicletas até 2026. Um estudo do Institut Paris Région revelou que apenas 4,3% dos deslocamentos na cidade são feitos de carro, enquanto 53,5% ocorrem a pé e 30% por transporte público.

No anel rodoviário Boulevard Périphérique, a velocidade foi reduzida para 50 km/h. Apesar dos avanços, Paris ainda possui menos áreas verdes do que outras capitais europeias, com 26% do território coberto por parques e vegetação, abaixo da média continental de 41%.

A participação popular nos referendos tem sido baixa. Apenas 4% dos eleitores votaram na decisão mais recente. Medidas anteriores, como a proibição dos patinetes elétricos compartilhados e o aumento das taxas para SUVs, também registraram baixa adesão. No caso dos SUVs, o estacionamento na região central pode chegar a 225 euros por seis horas. Essa política busca reduzir o uso desses veículos, considerados mais poluentes e perigosos para pedestres.

Paris segue transformando sua mobilidade para reduzir a poluição e melhorar a qualidade de vida, tornando-se uma cidade mais verde e acessível.

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