News

Pastores Alemães: Companheiros Ideais para a Convivência Familiar

Brisa transborda amor e carinho há 11 anos

























Muitas famílias ficam receosas em escolher essa raça para integrar seu lar

Luanna Dias

Os Pastores Alemães são uma raça de cães originária da Alemanha, desenvolvida por Max von Stephanitz, que buscava criar um cão versátil e trabalhador. São conhecidos por sua inteligência e aparência imponente, leal e protetora, o que os torna excelentes cães de trabalho. Eles são altamente treináveis e obedientes, ideais para diversas atividades e funções. Comumente desempenham cargos de cães-guia, cães de busca e resgate, e principalmente cães policiais e militares.

Também possuem a fama de serem leais, afetuosos e protetores com seus donos. Porém, por executarem funções que exigem o uso de agressão e raiva em algumas situações de perigo, muitas famílias ficam receosas em escolher essa raça para integrar seu lar.

O que não é o caso da família de Tânia, composta por seu marido, Leandro, e seus dois filhos. Eles são donos da Brisa, uma pastora de 11 anos que alegra o lar onde vive com seu comportamento único. Ela foi surpreendida pelo carinho transmitido pelas crianças através do pet. “Já tivemos outros cães, mas a Brisa é realmente diferenciada”, afirma.

Para a boa convivência ser mantida, algumas medidas devem ser adotadas para o bem-estar do pastor e dos que convivem com ele. O ambiente de Brisa é mantido higienizado, é escovada com frequência, devido à sua longa pelagem, alimentada com ração adequada para a raça e vitaminas sugeridas pela veterinária, devido à idade avançada. Por serem cães ativos, os Pastores Alemães precisam de bastante exercício e estimulação mental para se manterem felizes e saudáveis. Eles se adaptam bem à vida em família, mas é essencial proporcionar a eles atividades regulares, como caminhadas, jogos e treinamento, para evitar problemas comportamentais.

Tânia faz questão de que Brisa tenha acesso a tudo que precisa quando o assunto é atividade física. Seus passeios são regulares, além de outras brincadeiras. Outros tutores optam por um auxílio de treinadores, mas não se adequou bem à rotina da família. “Na minha opinião, a raça é tão esperta que aprende com seu dono rapidinho”, contou.

A agressividade da raça também é desmistificada. Brisa nunca apresentou comportamentos agressivos com seus donos, muito menos com as crianças; inclusive, é considerada mais calma do que muitas raças de menor porte e é muito sociável. Acima de todos os estereótipos da raça, a família de Brisa a ama pelas particularidades que possui, e não se imaginam com outro cão. “Amor de família! E só aumenta. O dela para conosco é o mesmo, pois é perceptível o tamanho do amor que ela nos dá”, diz a tutora.

Leia anterior

Entenda toda a programação e as implementações do “Agosto Lilás”

Leia a seguir

Dr. Bruno Pereira atua para salvar vidas e promover a prevenção de acidentes