Levantamento demonstra que escolas com maioria negra enfrentam falta de recursos essenciais
Um estudo recente divulgado pelo Observatório da Branquitude expõe que as escolas públicas com predominância de alunos negros apresentam infraestruturas educacionais inferiores em comparação com as instituições onde a maioria dos estudantes é branca. Conforme a pesquisa, cerca de metade das unidades educacionais não dispõem de biblioteca e sala de informática.
Os dados revelam que a disparidade é significativa em diversos aspectos. Por exemplo, enquanto 74,69% das escolas de maioria branca possuem laboratório de informática, apenas 46,90% das escolas com predominância de alunos negros contam com esse recurso. Similarmente, a presença de bibliotecas é mais comum em escolas majoritariamente brancas, com 55,29% delas possuindo esse equipamento, em comparação com 49,80% das escolas de maioria negra.
Essas diferenças não se restringem apenas à infraestrutura dentro das salas de aula. A falta de recursos se estende para áreas como quadras esportivas e saneamento básico. Aproximadamente 80% das escolas com maioria de alunos brancos possuem quadras de esporte, em comparação com apenas 48% das escolas com predominância de estudantes negros. Além disso, enquanto 72,28% das escolas de maioria branca têm rede de esgoto, apenas 56,56% das escolas com mais alunos negros contam com esse serviço.
Os resultados do estudo destacam uma clara desvantagem para os estudantes negros em comparação com seus colegas brancos. A pesquisadora Carol Canegal destaca que essa situação reflete as desigualdades históricas e estruturais presentes na sociedade brasileira, ressaltando a importância de políticas públicas eficazes e assertivas para reverter esse cenário.
O levantamento foi realizado com base em dados do Censo Escolar e do Indicador de Nível Socioeconômico, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A análise abrangeu o ano de 2021 e demonstrou que as diferenças de oportunidades enfrentadas pelos estudantes têm correlação direta com a cor da maioria dos alunos de cada instituição de ensino.
Diante desses resultados, destaca-se a importância de políticas afirmativas que considerem não apenas critérios socioeconômicos, mas também a questão racial, visando garantir uma educação com igualdade de oportunidades para todos os estudantes.