News

Pets sofrem com o ar seco e o aumento da incidência de carrapatos no Outono

Confira as prevenções para evitar problemas de saúde aos bichinhos

No dia 20 de março uma nova estação começou no hemisfério sul, o Outono. Durante este período do ano, o ar seco e a diminuição das temperaturas podem causar diversos problemas respiratórios aos seres humanos e aos animais domésticos. Por isso, é importante estar de olho em seus pets.

Para trazer mais informações sobre o que pode ser feito, o Jornal Terceira Visão conversou com a veterinária valinhense Dra. Michelli Casamassa, proprietária da clínica veterinária Animalize, sobre o assunto e quais são as soluções.

Entre os problemas de saúde mais comuns, estão: problemas respiratórios (causados pelo ar seco e outros fatores); problemas oftálmicos (visão); e o aumento das dores articulares.

De acordo com a veterinária, existem algumas soluções que podem ajudar, como aumentar a quantidade de potes de água em suas residências, os umidificadores de ar (que auxiliam em uma melhora no ambiente, ajudando em problemas respiratórios) e toalhas molhadas nas janelas.

Para a Dra. Michelli, existe algo importante que deve ser feito. Os donos devem levar seus bichinhos ao veterinário para realizar a vacinação. Aos cães, a vacina múltipla. Aos felinos, vacina de gripe, quádrupla felina ou quíntupla.

Outra ocorrência que aumenta durante o Outono é a incidência de carrapatos nos animais. Além dos desconfortos causados aos pets, eles podem transmitir doenças graves, e até fatais. Algumas soluções, de acordo com a veterinária, são os comprimidos, coleiras ou pipetas. Já dentro das residências, é importante que os responsáveis realizem a limpeza do ambiente.

As caminhadas podem continuar sendo feitas, desde que os donos levem uma garrafa de água para a hidratação.

“Devemos lembrar que o tempo seco para nós é o mesmo para os animais, então aumento de ingestão de água para os pets, manter ambiente com clima ideal e passeios em horas frescas. Devemos lembrar que Valinhos é uma região endêmica para leishmaniose e a Leishmania, que gostam de se reproduzir em folhas secas. Manter o ambiente sempre limpo para que não haja proliferação desse mosquito, que acomete os animais e pode transmitir para nós”, finalizou Casamassa.

A Clínica Veterinária Animalize está localizada na Rua Rui Barbosa, nº 100 – Jardim Primavera, em Valinhos. Ela funciona das 8 às 19h30 durante a semana, e das 8 às 13h no sábado. Os telefones (19) 3929-7513 e/ou (19) 982877376 estão disponíveis para contato.

Leia anterior

São João Batista, o pregador decapitado que se tornou um dos santos mais populares do Brasil

Leia a seguir

Miss Infanto Juvenil de São Paulo, Mah Rosa, é exemplo de determinação