

Foto: Foto: Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (7) a operação Tropeiros II, que desmantela um esquema criminoso de tráfico internacional de drogas, que enviava cocaína para a Europa por meio de voos comerciais. A operação cumpre 21 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Rio de Janeiro, Niterói, São Paulo, Campinas e Salvador. Ao todo, cerca de 100 agentes da PF e do Ministério Público Federal participam da ação.
A investigação revelou que empresários, doleiros, advogados e até um gerente de instituição financeira estavam envolvidos no tráfico. Os criminosos recrutavam “mulas”, passageiros que transportavam a droga disfarçada em malas modificadas ou em seus próprios corpos. Após o embarque, a droga era entregue a contatos na Europa, que ficavam responsáveis pela revenda.
A ação de hoje é um desdobramento da operação Tropeiros, realizada em novembro de 2022, e teve início a partir da prisão de uma mulher, em 2019, no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio, com 3,2 kg de cocaína escondidos em uma mala com destino a Portugal.
Além das buscas, a Justiça determinou o sequestro de bens dos envolvidos e a aplicação de medidas cautelares, como o bloqueio de valores e a proibição de deixar o país. Os acusados podem ser condenados por tráfico transnacional de drogas, lavagem de dinheiro e associação criminosa, com penas de até 35 anos de prisão.