

O Banco Central informou nesta segunda-feira (1º) que o PIX alcançou um novo recorde ao registrar 297,4 milhões de transações em apenas um dia, na última sexta-feira (28). O volume financeiro também impressiona: foram R$ 166,2 bilhões movimentados por meio do sistema.
A data coincidiu com dois fatores que impulsionaram o uso do recurso: a Black Friday, que intensificou as compras em todo o país, e o pagamento da primeira parcela do 13º salário, cujo prazo para depósito aos trabalhadores se encerrou na mesma sexta-feira.
O recorde anterior havia sido registrado em 5 de setembro, com 290 milhões de operações. Para o Banco Central, o desempenho reforça “a importância do PIX como infraestrutura digital pública para o funcionamento da economia nacional”.
O sistema de pagamentos instantâneos completou cinco anos em novembro e hoje contabiliza cerca de 890 milhões de chaves cadastradas, atendendo mais de 170 milhões de brasileiros. Desde sua criação, em 16 de novembro de 2020, até 30 de setembro de 2025, o PIX já movimentou R$ 85,5 trilhões.
No mês passado, entraram em vigor novas regras que ampliam a segurança do sistema, sobretudo no que diz respeito à devolução de valores em casos de fraudes, golpes ou coerção. Antes, a devolução só poderia ocorrer a partir da conta utilizada na fraude, mas criminosos costumam transferir rapidamente os valores para outras contas, dificultando o rastreio. Agora, o mecanismo foi aprimorado para tornar o processo de recuperação mais eficaz.
Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/